Homenagem

Presidente da TAP Antonoaldo Neves é cidadão pernambucano e recifense

Executivo foi responsável por trazer o hub regional da Azul para Pernambuco

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 20/03/2018 às 6:00
Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Executivo foi responsável por trazer o hub regional da Azul para Pernambuco - FOTO: Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Leitura:

O recém-empossado presidente executivo da TAP e ex-presidente da Azul, Antonoaldo Neves, foi duplamente homenageado com os títulos de cidadão recifense e pernambucano. Por falta de pauta na Assembleia Legislativa do Estado, o evento aconteceu ontem no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. As proposições dos títulos foram feitas pelo vereador Augusto Carreras e pelo deputado estadual Aluísio Lessa.

Baiano de nascimento e com dupla nacionalidade brasileira e portuguesa, o Antonoaldo Neves foi responsável por trazer para Pernambuco o hub da Azul no Nordeste. A cerimônia foi marcada pela presença de representantes do trade turístico, políticos, empresários portugueses e com negócios em Portugal, a exemplo do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça.

“Ser homenageado com os títulos de cidadão recifense e pernambucano me coloca ao lado de seres humanos maravilhosos, de um Estado vibrante e que tem uma cultura única. A decisão de trazer o hub da Azul passou não só por um estudo de viabilidade econômica, mas também pelas gestões do Estado e do município que honraram com o que prometeram”, destacou. Na presidência executiva da TAP desde fevereiro, Neves adianta que um dos planos da companhia para Pernambuco é ampliar a frequência de voos diários de 11 para 14 no próximo ano. O secretário de Turismo, Felipe Carreras, disse que um dos pleitos do Estado para a companhia é estudar um voo direto Recife-Cidade do Porto. “Será importante para atender a empresários que tem negócios na região”, destacou.

NEGÓCIOS

O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, lembrou da longa história da TAP com Pernambuco e sua relevância para fomentar negócios. “A empresa tem uma importância extraordinária na ligação do Recife com Lisboa e avançou muito nos últimos anos, sobretudo após o processo de privatização (em 2016)”, destacou. O empresário se apaixonou pela região do Douro e decidiu investir na aquisição de uma quinta, de onde desde 2015 saem os vinhos do rótulo Maria Izabel.

Negócios como o de João Carlos fazem com que Recife seja a terceira principal praça da TAP no Brasil. No ano passado, a companhia movimentou 1,6 milhões de passageiros brasileiros, registrando crescimento de 14% sobre 2016. No mundo, a movimentação foi de 14,3 milhões, cravando aumento de 21,7%. “Temos uma taxa de ocupação dos voos no Brasil acima de 80%, que representa um resultado extraordinário”, comemora Antonoaldo Neves.

O governador Paulo Câmara destacou a a importância do executivo no tempo em que esteve à frente da Azul. “O hub da companhia no Estado contribuiu para aumentar a conectividade de Pernambuco. Há 3 anos nos conectávamos com 14 destinos nacionais de quatro internacionais. Hoje esse número aumentou para 30 e 16, respectivamente”, comemora, lembrando que o aeroporto registrou pela primeira vez no ano passado a maior movimentação de passageiros do Nordeste.

Últimas notícias