Consumo

Mais de 240kg de carne e embutidos apreendidos na Ceasa-PE

Durante fiscalização da Adagro e do Procon-PE, foram localizados produtos fora da validade e de procedência desconhecida

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/03/2017 às 17:26
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Durante fiscalização da Adagro e do Procon-PE, foram localizados produtos fora da validade e de procedência desconhecida - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Não são apenas os frigoríficos de grandes empresas brasileiras os responsáveis pela venda de carne podre. Em operação conjunta realizada na tarde de ontem, o Procon-PE, a Adagro, a Vigilância Sanitária, o Ministério Público de Pernambuco e Instituto de Pesos e Medidas apreenderam mais de na Ceasa, zona Oeste do Recife, mais de 240kg de carne e embutidos vendidos de forma irregular.


Ao todo, foram quatro lojas inspecionadas, das quais três infringiam as regras estabelecidas pelo poder público para a venda dos produtos: Aki Carne, Casa da Muçarela e Sal Embalagens. Nestes endereços, foram encontrados produtos com data de validade vencida e proveniente de endereços não autorizados.

Entre os produtos estavam cerca de 120 kg de carnes de diversos tipos, como coxão mole, lagarto, contrafilé. Havia, ainda, cerca de 8kg de queijo. No caso das carnes, o prazo de validade estava datado para o início do mês de março. Já os queijos, vendidos a granel, estavam sem data de validade definido. Havia, ainda, 60kg de charque e mais 43kg de salsicha comercializados de forma irregular. Nestes casos, os itens estavam sem identificação de procedência. 

Para ser comercializado, é necessário que um produto de origem animal tenha o selo da Adagro ou do Ministério da Agricultura. 

Cuidados 


Gerente estadual de inspeção animal da Adagro-PE, André Sérgio orienta o consumidor a estar atento à procedência do produto e confira se há um selo de qualidade da Adagro ou do Ministério da Agricultura do rótulo dos produtos. Além disso, é preciso observar a cor dos alimentos, consistência e temperatura. Carnes bovinas devem estar resfriadas a uma temperatura entre zero e quatro graus (pode chegar a até cinco). 

Últimas notícias