CRISE

Correios vão fechar duas agências em Pernambuco

Iniciativa faz parte de um programa de enxugamento da estatal

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 27/03/2017 às 16:43
Foto: Kelsen Fernandes/Fotos Públicas
Iniciativa faz parte de um programa de enxugamento da estatal - FOTO: Foto: Kelsen Fernandes/Fotos Públicas
Leitura:

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) vai fechar duas agências em Pernambuco: a de Porto de Galinhas e a do Curado, que funciona dentro do Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Em fevereiro último, foi fechada a Agência Filatélica, a qual ficava dentro do edifício sede na Avenida Guararapes, no Centro do Recife. Tanto o Curado como Porto de Galinhas ficarão sem agência dos Correios a partir, respectivamente, de maio e julho.

A estatal está diminuindo a quantidade de agências para enxugar custos. Ocorrerá uma redução de 250 unidades nos municípios acima de 50 mil habitantes nas cinco regiões do Brasil, segundo informações da estatal.
Os usuários das agências a serem fechadas devem procurar outras mais próximas. A empresa não informou quantos funcionários trabalham nessas unidades. Segundo informações da assessoria de imprensa, “todos os empregados das unidades envolvidas serão remanejados, ou seja, não haverá dispensa e sim realocação dos empregados para outras unidades”.

Os Correios passam por um processo de enxugamento das suas despesas para diminuir os prejuízos da estatal que já foi símbolo de excelência na sua área de atuação. Este ano, chegou a lançar um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que encerrou as inscrições em fevereiro último. Cerca de 5,5 mil trabalhadores aderiram à iniciativa, incluindo cerca de 100 em Pernambuco.

FUTURA DEMISSÃO

“A nossa preocupação é grande porque tomamos conhecimento de que haverá uma grande demissão, envolvendo 25 mil funcionários, como informou uma reportagem do Valor Econômico”, diz o secretário de Imprensa e Divulgação do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Eliomar Moreira. Ele acrescenta que os representantes dos sindicatos estão todos mobilizados em Brasília para discutir o assunto.

Para a empresa, a demissão seria uma das formas de cortar despesas. No entanto, os funcionários dos Correios são concursados, o que torna mais difícil esse desligamento. Segundo informações da diretoria da estatal, “não há o que ser dito” sobre esse assunto.

Os Correios têm 117 mil funcionários, dos quais 3,7 mil trabalham em Pernambuco, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores.

Últimas notícias