NEGÓCIOS

Safetec cresce vendendo soluções de comunicação corporativa

Empresa registrou um aumento de 260% do seu faturamento nos últimos dois anos

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 04/10/2015 às 21:08
Ricardo B.Labastier/JC Imagem
Empresa registrou um aumento de 260% do seu faturamento nos últimos dois anos - FOTO: Ricardo B.Labastier/JC Imagem
Leitura:

A crise não passou nem perto da empresa Safetec que conseguiu crescer em 260% o seu faturamento nos últimos dois anos, vendendo soluções de comunicação corporativa desenvolvidas por multinacionais. O negócio registrou um faturamento de R$ 6,4 milhões em 2014. E o pulo do gato foi modificar o serviço oferecido aos clientes, deixando de ser uma firma que consertava computadores – oferecendo também assistência técnica – para passar a resolver problemas ligados ao uso de tecnologia. Essa mudança de perfil fez a empresa entrar para o ranking das 200 pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil elaborado pela Revista Exame e a Consultoria Deloitte. 

“Há seis anos, percebemos a necessidade em comum dos nossos consumidores de melhorar a comunicação corporativa. As empresas se queixavam que não conseguiam receber nem mandar e-mail, entre outras coisas. Pesquisando na internet, descobrimos que o Google oferecia uma plataforma com esses serviços”, lembra o presidente da Safetec, Antonio Lapa. Na época, ele foi a São Paulo várias vezes até convencer a multinacional que muitas empresas do Nordeste poderiam comprar essas soluções. 

Hoje, a Safetec vende a solução do Google (de comunicação corporativa) para 430 empresas instaladas na Região, oferecendo também o acompanhamento da implantação do serviço para 90 mil usuários. Geralmente, as soluções incluem o e-mail corporativo, vídeo-conferência, agenda compartilhada e edição colaborativa de documento na nuvem. A Safetec é a única com certificação premiere concedida pelo Google na venda dessa solução. “As empresas pagam por esse serviço porque oferecemos a garantia que o ambiente corporativo precisa, além de soluções especificas como ter os documentos da empresa na palma da mão via celular”, resume Antonio Lapa. 

“A essência do nosso negócio é não encarar a tecnologia como um fim, mas um meio, fazendo a união entre a necessidade de negócio do cliente e a tecnologia para entregar melhorias que facilitem o dia a dia das empresas”, conta Antonio.

Além das soluções do Google, a empresa comercializa também soluções das multinacionais americanas Microsoft e da Salesforce, um software de gestão de relacionamento com o cliente. “A venda desses serviços crescem porque trazem redução de custos, eficiência operacional e ganhos de produtividade”, afirma.

Segundo ele, as empresas precisam entender que algumas atividades feitas de forma repetitiva e contínua podem ser feitas por máquinas. Ele cita como exemplo um cliente que disponibilizava cursos de Educação à Distância para cerca de 100 mil alunos nos quais cerca de 2 mil demandas dos estudantes deixavam de ser atendidas. “Fizemos um diagnóstico e notamos que uma máquina poderia fazer esse atendimento de uma forma automática resolvendo o problema”, conta. Este ano, a empresa deve continuar crescendo. “Na crise, as empresas precisam vender mais, melhor e com menos recursos. É uma equação difícil de resolver, mas a tecnologia ajuda”, responde. 

Resolver os problemas dos clientes também fez a Safetec aumentar a quantidade de empregados. Há três anos, ela empregava 15 pessoas. Atualmente, são 60 funcionários. Desse total, cerca de 70% são da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), têm curso superior e atuam na área de negócios. A empresa faz parte do Porto Digital e o seus presidente e fundador é formado em engenharia da computação pela Universidade de Pernambuco (UPE). 

Últimas notícias