INFRAESTRUTURA

Codevasf vai fazer captação flutuante em Sobradinho

Iniciativa vai levar água para os usuários do Perímetro Irrigado Nilo Coelho em Petrolina

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 15/09/2015 às 16:19
Alexandre Gondim/JC Imagem
Iniciativa vai levar água para os usuários do Perímetro Irrigado Nilo Coelho em Petrolina - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou o contrato nesta terça-feira (15/09) com uma empresa privada para fazer a execução das obras civis para a instalação de sistema de captação flutuante no perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, localizado no município de Petrolina (PE). Serão investidos R$ 12,7 milhões neste empreendimento. O objetivo é assegurar a regularidade da oferta de água para áreas de produção irrigada afetadas pelos baixos níveis de vazão do São Francisco a partir do reservatório do lago de Sobradinho (PE) – ou pelos baixos níveis da água represada no próprio reservatório.

Os serviços a serem executados pela empresa contratada compreendem basicamente a terraplanagem para construção do canal de solo compactado no interior do lago de Sobradinho. Além do contrato, também foi assinada nesta terça-feira (15) a Ordem de Serviço da obra. “Iremos fazer todos os esforços para finalizar o mais rápido possível. Em reunião com o presidente da Codevasf, entendemos bem a necessidade da urgência para conclusão dessa obra para a região”, afirmou o engenheiro civil Romildo Rodrigues Nogueira Júnior, representante da empresa contratada. 

A Codevasf tem tratado como prioridade o processo de implantação de estruturas suplementares de captação de água para seus perímetros de irrigação nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. Ao todo, R$ 38,3 milhões foram destinados à Codevasf pelo Ministério da Integração Nacional para a execução das intervenções emergenciais de captação necessárias porque a quantidade de água no São Francisco e em alguns dos seus reservatórios, como o lago de Sobradinho, está menor devido à estiagem que atingiu o Sudeste do País, onde fica a nascente do Velho Chico.


Últimas notícias