NEGÓCIOS

Recife é o melhor aeroporto para receber HUB da TAM, segundo pesquisa do Ibope

Estudo entrevistou passageiros em oito capitais do Nordeste, ficando de fora apenas os clientes do Aeroporto de Natal

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 01/09/2015 às 16:10
Edmar Melo/JC Imagem
Estudo entrevistou passageiros em oito capitais do Nordeste, ficando de fora apenas os clientes do Aeroporto de Natal - FOTO: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

O Aeroporto do Recife foi o escolhido por 45% dos passageiros em oito capitais do Nordeste para receber o hub da Latam (fusão das companhias aéreas  TAM com a chilena LAN) numa pesquisa feita pelo Ibope Inteligência a pedido da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), entidade que representa os secretários de turismo da região. O segundo aeroporto indicado por passageiros foi o de Fortaleza com 37% e Natal com 11%. O hub da Latam está sendo disputado pelos aeroportos do Recife, Fortaleza e Natal. Excluindo da pesquisa os passageiros dos três aeroportos que estão concorrendo para receber o empreendimento, o Recife ainda apresentou um desempenho melhor, ficando com 55%, Fortaleza com 25%, e Natal com 16%.

“Essa pesquisa nos coloca numa posição favorável para receber esse empreendimento e esperamos que a decisão sobre a localização desse empreendimento seja técnica”, afirma o secretário estadual de Turismo, Felipe Carreras. Ele afirma que a pesquisa foi uma boa notícia nesse sentido e é complementada pela cessão por parte do governo federal da área do parque de materiais da Aeronáutica e da base aérea, ambos próximos ao antigo terminal de passageiros do Aeroporto recifense. 

O aeroporto da capital pernambucana foi escolhido por 53% das pessoas como o melhor quando foram levados em conta itens específicos como: infraestrutura, localização, distância para os continentes africano e europeu, proximidade com os hotéis, integração do transporte público e modernidade das instalações aeroportuárias. Nessa mesma comparação, Fortaleza alcançou 31% e Natal, 12%.

 A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 25 de agosto últimos com os usuários brasileiros que estavam embarcando ou desembarcando em oito aeroportos administrados pela Infraero nas capitais nordestinas: São Luís, Teresina, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador. Não foram feitas entrevistas com os passageiros do Aeroporto de Natal. Dos entrevistados, 75% não moravam na cidade que responderam ao questionário.

A instalação do Hub será um investimento de cerca de R$ 4 bilhões, gerando aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos na cidade escolhida. “A pesquisa faz parte das ações da CTI Nordeste para conhecer melhor os Estados e os serviços turísticos ofertados na região. O Nordeste vai ganhar muito com a instalação do Hub, independente de qual Estado for o escolhido”, destaca Jeanine Pires, presidente da CTI/NE. 

Últimas notícias