RECEITA

Veja as novidades na declaração do Imposto de Renda 2017

Há mudanças no Programa Gerador de Declaração específico para o Imposto de Renda de Pessoa Física

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/02/2017 às 13:01
Foto: Reprodução/Internet
Há mudanças no Programa Gerador de Declaração específico para o Imposto de Renda de Pessoa Física - FOTO: Foto: Reprodução/Internet
Leitura:

A Receita Federal anunciou as regras para a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017. A maior parte das novidades são referentes a inovações tecnológicas nos programas de declaração. A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem a Declaração do IRPF 2017. O prazo de entrega vai de 2 de março a 28 de abril de 2017. Confira o calendário de restituição do IR 2017.

 

Este ano, o Programa Gerador de Declação de Imposto de Renda de Pessoa Física (PGD IRPF) será atualizado automaticamente e trará incorporado o ReceitaNet, programa responsável pelo envio da declaração. O PGD estará disponível nesta quinta-feira (23). 

A atualização poderá ser feita automaticamente ao abrir o PGD IRPF 2017 ou pelo declarante, por meio do menu – ferramentas – verificar atualizações. O sistema também irá recuperar os nomes ao digitar o número do CPF ou CNPJ.

Em relação à declaração, passa a ser obrigatória a inclusão obrigatória de CPF para dependentes a partir de 12 anos ou mais, completados até 31 de dezembro de 2016.

QUEM PRECISA DECLARAR?

Entre os contribuintes que estão obrigados a fazer a declaração do IR estão aqueles que, no ano de 2016, receberam rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 28.559,70 e aqueles com rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil. Na manhã desta quarta, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, vai detalhar os procedimentos da declaração deste ano. 

Últimas notícias