Crédito

Caixa anuncia nova restrição para financiamento de imóveis usados

Teto de financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) passou de 80% para 40%

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/04/2015 às 15:41
Foto:Bobby Fabisak/ JC Imagem
Teto de financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) passou de 80% para 40% - FOTO: Foto:Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

Dez dias após o anúncio das restrições para financiamento de imóveis com recursos da poupança, a Caixa Econômica Federal informa que irá restringir ainda mais a concessão de crédito, desta vez especificamente para imóveis usados. Os novos percentuais máximos de financiamento começam a valer a partir de 4 de maio. 

Para quem realizar a compra através de recursos da poupança, o limite máximo de financiamento vai ser reduzido de 80% para 40% do valor do imóvel no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que atende principalmente financiamentos de até R$ 650 mil em Pernambuco e na maioria dos estados e que aceita recursos do FGTS na negociação. Já a redução aplicada para o  Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) - adotado por grandes investidores imobiliários - passou de 70% para 40% no pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).

Assim como os reajustes para imóveis novos e usados anunciados no dia 16 de abril, ficam de fora das restrições os bens inclusos nas operações de habitação popular, como o Minha Casa, Minha Vida. A série de restrições de financiamento adotadas pela Caixa são uma reação ao problema que a instituição enfrenta com a redução dos depósitos da poupança. 

Em nota, a Caixa afirma que terá como foco para 2015 apenas "o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular - operações do Minha Casa Minha Vida e recursos do FGTS".

O anúncio vem no fim de semana seguinte ao início do 11º Feirão Caixa da Casa Própria, realizado no último fim de semana no Recife, São Paulo e Belém, com foco nos imóveis do MCMV. O evento passará ainda por mais 11 cidades nos próximos dois meses.

Últimas notícias