CENSURA

Deputado pernambucano propõe fim de exposições com nudez em espaço público

Proposta de lei do deputado Ricardo Costa, do PMDB, foi publicada no Diário Oficial desta terça (21)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/11/2017 às 15:23
Foto: Roberto Soares/ Alepe
Proposta de lei do deputado Ricardo Costa, do PMDB, foi publicada no Diário Oficial desta terça (21) - FOTO: Foto: Roberto Soares/ Alepe
Leitura:

O debate envolvendo questões de censura de expressões artísticas voltou à tona nesta terça-feira (21) devido a um polêmico projeto de lei de autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB). Publicada no Diário Oficial, a proposta do pernambucano é de que sejam proibidas exposições que contenham conteúdo de nudez em espaços públicos. Bastante específico em suas restrições, o deputado abrange em seu projeto "expressões artísticas ou culturais que contenham fotografias, desenhos, pinturas estátuas, modelos vivos nus ao vivo que insinuem o ato sexual humano ou animal."

Citando Deus e "a" família, Ricardo Costa justifica sua proposta ao dizer que, através dela, símbolos religiosos e os "verdadeiros" valores familiares e sociais seriam protegidos. O deputado ainda sugere que o poder público seja ressarcido de mostras passadas cujo conteúdo tenha envolvido as temáticas citadas caso as mesmas tenham sido financidas a partir de editais governamentais.

Resposta da classe artística

Algumas manifestações  contra o projeto de lei já começaram a aparecer em posts do Facebook de integrantes da classe artística pernambucana. Raoni Assis, Márcia Branco, Antônio José e Carlota Pereira são alguns dos que se posicionaram contra a proposta do deputado. 

Ricardo Costa já havia sido alvo de outra polêmica envolvendo manifestações culturais quando, em 2015, foi o autor do projeto do lei que limitava as apresentações de artistas na rua. Segundo a proposta, os artistas que se apresentassem nos espaços público deveriam fazê-lo apenas das 10h às 22h. Na época, o ocorrido foi bastante criticado pela sociedade civil e, após as inúmeras queixas, o próprio deputado voltou atrás.

Últimas notícias