Turismo

Panamá é a ''nova Miami'' das compras para os brasileiros

Sem necessidade de visto, país tem um turismo de compras vigoroso

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 28/08/2016 às 10:33
Divulgação
FOTO: Divulgação
Leitura:

CIDADE DO PANAMÁ - A Cidade do Panamá tem a fama de ser uma das principais capitais latino-americanas de compras. E faz jus a esse título. O país é o paraíso dos shopping e duty free, com centros de compras para todos os bolsos. Quem procura lojas de alto padrão deve procurar o Soho Mall, um shopping caracterizado como de superluxo com lojas como Prada, Michael Kors, Valentino e Lois Vitton. O mall veio disputar mercado com o Multiplaza, que também aposta nas grandes grifes. 

O brasileiro não demorou a descobrir esse roteiro no Panamá e se tornou um dos principais turistas de compras do país (até antes da crise). Depois segurou um pouco e agora retorna com a valorização do real. No Panamá a moeda oficial é o balboa, mas o dólar tem trânsito legal e paridade com o dinheiro local. Ou seja, um balboa vale um dólar. Entre os brasileiros, o Panamá foi apelidado de nona Miami com a vantagem de o país não exigir visto. 

Dentre tantas opções de centros de compras, o Albrook Mall é destino obrigatório. É o maior shopping da América Latina, com mais de 700 lojas além de salas de cinema, teatro, cassino, três praças de alimentação com 157 lojas, 400 vagas de estacionamento, jogos para crianças, trenzinho para percorrer o mall e outras atrações. O shopping tem 450 mil metros quadrados distribuídos em dois andares. De uma extremidade a outra são 2,5 quilômetros, por isso é indicado ir com roupa e sapato confortável porque é necessário caminhar bastante.


O Albrook é dividido em 14 entradas, cada uma delas com nome de animal (em homenagem a diversidade da fauna do país) e uma estátua gigante de cada bicho. A medida em que vai se conhecendo o shopping também é possível entender a organização por padrão de loja. Nas áreas do coala e da orca, por exemplo, estão várias lojas de grife. Já as áreas do tigre, elefante e hipopótamo são dedicadas a lojas mais populares e de departamento. Nessa região é comum ver as pessoas transitando com malas grandes de viagem para facilitar o transporte das compras. Uma diferença em relação aos centros de compras no Brasil é o horário de fechamento mais cedo, às 20h, e com abertura geralmente às 10h. 

Para quem procura bons preços, as principais dicas de lojas são Dorians, Titan e Conway.  Os brasileiros enlouquecem com a diversidade de produtos dessas lojas de departamento  , além do bom custo-benefício. É importante saber que não se pode entrar nessas lojas com pacotes, mas elas possuem um guarda-volumes do lado de fora. Em algumas áreas do mall também é preciso pagar US$ 0,25 para ir ao banheiro. Sobretudo nas áreas que ficam próximas ao terminal de passageiros (com grande oferta de ônibus e metrô para chegar ao local). 

Divulgação
Albrook Mall tem 14 áreas divididas por estátuas gigantes de animais, em homenagem à biodiverside - Divulgação
Divulgação
Carrossel e trenzinho dentro do shopping para agradar à criançada - Divulgação
Divulgação
O Albrook Mall recebe 40 mil pessoas por dia - Divulgação
Divulgação
Albrook Mall oferece desde opções de lojas populares até de alto padrão - Divulgação
Divulgação
De uma extremidade a outra do shopping são dois quilômetros e meio - Divulgação
Divulgação
Albrook Mall tem área de 450 mil metros quadrados distribuída em dois pisos - Divulgação
Divulgação
Multiplaza é opção de shopping de alto padrão - Divulgação
Divulgação
Soho Mall tem lojas de grife de superluxo - Divulgação

 

Com 12 anos de mercado e localizado a cinco minutos do centro da Cidade do Panamá, o Albrook Mall recebe uma média de 40 mil pessoas por dia. Sabendo do interesse dos viajantes pelo roteiro de comprar, operadores e agentes de turismo oferecem cartões de desconto para turistas. Os descontos vão de 10% até 70%.

Um movimento que facilitou para quem não resiste à tentação das compras foi a inauguração há 3 anos do Wyndham Panamá Albrook Mall. O hotel está localizado dentro do shopping com seus 331 apartamentos, restaurantes e 24 salas para eventos. 

Para além dos shopping, os duty free também são uma opção para incrementar as compras. O Amphora oferece preços 15% abaixo do valor praticado no mercado local, porque não tem cobrança de imposto. O espaço recebe uma média de 800 pessoas por dia, a procura de artesanato, perfumes, maquiagem, bebidas, óculos, produtos de informática e tecnologia e outros itens.

* A repórter vajou a convite da Copa Airlines e teve apoio local da RGE Style Travel

 

JC-CAC0828_PANAMA-WEB01

Últimas notícias