CULTURA POPULAR

Fotos do especial "Pernambuco Vivo" vão circular pelo Estado

Acervo de 36 imagens foram cedidas pelo SJCC à secretaria de Cultura de Pernambuco. Material será exposto no Festival Pernambuco Nação Cultural

Mateus Araújo
Cadastrado por
Mateus Araújo
Publicado em 12/07/2014 às 6:00
Heudes Regis/JC Imagem
Acervo de 36 imagens foram cedidas pelo SJCC à secretaria de Cultura de Pernambuco. Material será exposto no Festival Pernambuco Nação Cultural - FOTO: Heudes Regis/JC Imagem
Leitura:

As fotografias do especial Pernambuco vivo, do Jornal do Commercio, agora pertencem temporariamente ao acervo da Secretaria de Cultura do Estado. A cessão das imagens por dois anos foi feita anteontem, através de contrato, no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, com presença do superintendente do SJCC, Rodolfo Tourinho; do diretor de redação do JC, Ivanildo Sampaio; do secretário de Cultura, Marcelo Canuto; e do presidente da Fundarpe, Severino Pessoa. 

As 36 imagens cedidas à Secult-PE foram feitas pelos fotógrafos Heudes Regis (também editor-assistente da JC Imagem), Ricardo Labastier e Priscila Buhr. No ano passado, estamparam as páginas dos dois volumes do especial Pernambuco vivo, que teve apoio do governo estadual, com textos do repórter Mateus Araújo, sobre os 33 artistas nomeados pelo Estado como Patrimônio Vivo de Pernambuco. Este mesmo material ficou em exposição, de novembro a janeiro, na Torre Malakoff, no Bairro do Recife. Entre os fotografados, há personalidades como Lia de Itamaracá, Selma do Coco e Galo Preto, além do cordelista J. Borges, Mestre Salu e do ceramista Nuca, estes dois últimos já falecidos. 

“É muito importante para o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação um projeto como este, para que se dê visibilidade e reconhecimento ao trabalho dos artistas da terra. Este especial dialoga com o lema do SJCC, que é colocar Pernambuco em primeiro lugar”, afirmou o superintendente do SJCC, Rodolfo Tourinho. 

Na ocasião, o secretário de Cultura, Marcelo Canuto, além de agradecer à iniciativa do Jornal do Commercio, se comprometeu em cuidar do acervo cedido. “Vamos assumir o compromisso de dar continuidade a essa mostra criada pelo JC”, disse Canuto. 

As fotos vão compor, a partir de agora, uma exposição itinerante que circulará pelo Estado, através do Festival Pernambuco Nação Cultural. A primeira parada é neste Festival de Inverno de Garanhuns, onde as imagens serão expostas no Parque Euclides Dourado, do dia 18 até 26 deste mês, com entrada gratuita. Após a circulação, as fotografias ficam em exposição na sede da Fundarpe, na Boa Vista. 

Para o presidente da fundação, Severino Pessoa, esta ação é parte da política da Secretaria de Cultura de fomentar a valorização dos artistas locais. “A Lei do Patrimônio Vivo é uma iniciativa pioneira de Pernambuco que já está sendo usada em outros Estados”, lembrou. “A gente quer que estas fotos cheguem às escolas e que os alunos conheçam os Patrimônios Vivos.”

Três imagens serão acrescentadas ao acervo, além das 36 do JC. Ficou a cargo do fotógrafo da Secult Costa Neto retratar os novos artistas que receberam o título no final de 2013, após o lançamento do especial: o maestro Ademir Araújo, o artesão Lula Vassoureiro e a Sociedade Musical Cinco de Novembro.

Os textos, os vídeos e as fotos dos cadernos especiais Pernambuco vivo também estão disponíveis gratuitamente na internet, no e-book acessível através do site www.jconline.com.br/e-books.

Últimas notícias