Polêmica

Empresário de MC Loma se pronuncia sobre contratos e cachês

Ricardo Figueirôa, que também é tio da cantora, comenta o aumento considerável no valor dos shows do trio pernambucano

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 17/02/2018 às 15:10
Foto: Instagram/@mclomaofficial/Reprodução
Ricardo Figueirôa, que também é tio da cantora, comenta o aumento considerável no valor dos shows do trio pernambucano - FOTO: Foto: Instagram/@mclomaofficial/Reprodução
Leitura:

Após a polêmica levantada pelo colunista Leo Dias, do jornal carioca O Dia, sobre o cachê de MC Loma e as Gêmeas Lacração subir quase 20 vezes e promover conflitos com contratantes de alguns shows agendados, o tio de MC Loma e empresário do trio, Ricardo Figueirôa, foi procurado para esclarecer o ocorrido.

A história veio à tona depois que um show em Maceió (AL), marcado para o dia 10 de março próximo, na boate The Place, foi cancelado. Em um comunicado postado nas redes sociais da casa noturna, houve o relato caso: "No dia 21 de janeiro entramos em contato com a produção da artista para realizar um show para cidade de Maceió e iniciamos as negociações que foram encerradas no outro dia (22 de janeiro). [...] Alguns dias atrás recebemos algumas ligações de outros produtores de cidades próximas todos desesperados, pois a artista estava próximo ao evento pedindo um valor absurdo chegando a ser 60x a mais do que tinha acordado para essas cidades", diz a postagem, que inclusive publicou prints da negociação feita via WhatsApp.

? COMUNICADO IMPORTANTE . Gostaríamos de esclarecer que por motivos alheios ao nosso controle e vontade o show da MC Loma que está marcado para o dia 10 de março está sendo cancelado. Antes de tudo é importante frisar que tentamos de todas as formas realizar o mesmo, mas a artista preferiu assim cancelar o evento. Entenda o motivo: No dia 21 de janeiro entramos em contato com a produção da artista para realizar um show para cidade de Maceió e iniciamos as negociações que foram encerradas no outro dia (22 de janeiro). Após o show confirmado iniciamos os trabalhos fechando todo o restante do line-up, confeccionando as artes e publicando em nossas redes o evento e no Instagram da própria MC Loma. Alguns dias atrás recebemos algumas ligações de outros produtores de cidades próximas todos desesperados, pois a artista estava próximo ao evento pedindo um valor absurdo chegando a ser 60x a mais do que tinha acordado para essas cidades. Tentamos contato com o empresário dela por inúmeras vezes por telefone e Whatsapp e o mesmo nunca retornou, após 3 dias de tentativas conseguimos contato com a empresa Start Music onde estão hoje responsáveis pelo gerenciamento da carreira da cantora e a mesma informou que para manter o show de Maceió precisaríamos pagar 20x mais o combinado e que não tinha nenhum tipo de acordo para a mesma cumprir essa data a não ser pagar um valor bem mais alto, tentamos durante uma semana entrar em um acordo inclusive com o próprio empresário (Tio de Loma) ao qual dessa vez respondeu nossas mensagens mas não chegamos em lugar algum. Tivemos nossa postagem deletada de suas redes e a resposta final foi ou paga mais ou ela não aparece no show. Inclusive a data ao qual tínhamos reservado foi vendida para outra cidade sem nenhum comunicado ou satisfação. Por tanto o evento está cancelado. . @mclomaofficial ???? . Outra festa será divulgada em breve e esperamos a compreensão de todos. Para quem comprou seus ingressos antecipados on-line o estorno será realizado automaticamente entre os dias 15/02 até o dia 22/02 e para quem comprou os ingressos físicos deverá pedir seu reembolso entre os dias 20/02 até o dia 06/03 no local de compra ou no The Place Club.

Uma publicação compartilhada por The Place Club (@theplacemcz) em

"Tentamos contato com o empresário dela por inúmeras vezes por telefone e Whatsapp e o mesmo nunca retornou, após três dias de tentativas conseguimos contato com a empresa Start Music onde estão hoje responsáveis pelo gerenciamento da carreira da cantora e a mesma informou que para manter o show de Maceió precisaríamos pagar 20x mais o combinado e que não tinha nenhum tipo de acordo para a mesma cumprir essa data a não ser pagar um valor bem mais alto", prossegue o texto.

"Tentamos durante uma semana entrar em um acordo inclusive com o próprio empresário (Ricardo) ao qual dessa vez respondeu nossas mensagens mas não chegamos em lugar algum. Tivemos nossa postagem deletada de suas redes e a resposta final foi ou paga mais ou ela não aparece no show. Inclusive a data ao qual tínhamos reservado foi vendida para outra cidade sem nenhum comunicado ou satisfação", conclui o comunicado.

Procurado pelo Jornal do Commercio desde a última sexta-feira (16), Ricardo Figueirôa explicou o episódio na manhã deste sábado (17). Segundo o empresário, por não ter assinado qualquer tipo de contrato previamente, e a negociação informal ter sido realizada antes de MC Loma e as Gêmeas Lacração ficarem profissionalmente sob a responsabilidade da Start Music - escritório paulista que agora gerencia a carreira do trio - o acordo não teria validade.

"O diálogo com a casa de festas consistia em negociações preliminares, sem qualquer vinculação que obrigasse a realização de um evento. Em nenhum momento houve assinatura de contratos ou depósitos de qualquer valor por conta da casa de festas, de modo que tudo não passou de uma mera conversação sobre a possibilidade de um show na cidade de Maceió e de outras cidades negociadas. Ressalto que não houve qualquer intenção de prejudicar a casa, pois se tratava apenas de um projeto de desenvolvimento artístico da MC Loma", disse Ricardo.

A assessoria da Start Music também foi procurada pela reportagem desde a última sexta-feira (16), mas não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria.

CACHÊ ELEVADO

O empresário de MC Loma e as Gêmeas Lacração também comentou sobre o aumento no cachê das donas do hit Envolvimento. Ele ressaltou que o trio não fez nenhum show profissional antes de assinarem contrato com a Start Music.

Nas redes sociais de MC Loma, porém, há registro de uma apresentação no dia 28 de janeiro na casa Arena Ibiza Club, em Beberibe, Zona Norte do Recife, a qual ela chama de "primeiro show". O empresário esclareceu que foi apenas uma apresentação "amadora", pois cantaram apenas as duas músicas que haviam lançado e, segundo ele, não houve remuneração.

Ainda de acordo com Ricardo, o cachê das meninas antes do contrato com a empresa paulista era de R$ 600. "Esse valor era no início, antes de estourar, quando elas tinham apenas uma música (Meu Ritmo) e já surgiam convites. Depois que estouraram (com Envolvimento), ele subiu para R$ 2 mil", revela. Este último valor é o que, após a celebridade instantânea nas redes, parece ter sido alavancado dez vezes.

No região central do Recife, outra casa noturna (que dá o depoimento sob a condição de não ter seu nome citado) também havia contratado as meninas para dois shows antes do vínculo com a Start, mas não conseguiram concluir as negociações em virtude de trâmites legais, já que MC Loma ainda é de menor e precisaria de uma autorização especial para realizar a performance - a garota tem 15 anos, e as gêmeas, 18. O estabelecimento também confirmou a elevação do cachê para até cinco dígitos, levando a cancelar o contrato, também negociado via WhatsApp. A casa ainda procurou a Start Music para renegociar os shows, mas afirmou que os agentes paulistas "foram grosseiros" com os produtores locais, afirmando que nada acordado informalmente teria validade.

Últimas notícias