PEÇA-CORDEL

Iracema Rodrigues lança história inspirada por Tereza Costa Rego

'A história do virtuoso Oanã e a mimosa Acácia' ainda cita o artista José Cláudio e traz ilustrações de David Alfonso Suárez

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 25/05/2015 às 5:02
Reprodução
'A história do virtuoso Oanã e a mimosa Acácia' ainda cita o artista José Cláudio e traz ilustrações de David Alfonso Suárez - FOTO: Reprodução
Leitura:

Uma narrativa de cordel com ares de peça teatral: essa é a melhor definição para o livro A história do virtuoso Oanã e a mimosa Acácia, criado pela jornalista e funcionária pública Iracema Rodrigues. A obra, a história do amor impossível de Oanã e Acácia, é lançada nesta segunda (25/5), a partir das 19h, na loja Passadisco (Estrada do Encanamento, 480, loja 7, Parnamirim).

Iracema criou a história depois de ler um texto do artista José Cláudio, que declarava seu estranhamento com o fato da pintora Tereza Costa Rego não ser mais homenageada em Pernambuco – ela é na narrativa a personagem Regoresa, que acolhe Oanã e o apresenta a artistas, operários e cientistas. “O livro foi uma forma de celebrar o trabalho dela. É uma ópera-cordel que junta elementos de onde eu vivo, na Mata Sul de Pernambuco, com coisas que vi na minha infância”, conta Iracema, que ainda cita Zé Cláudio na história.

O volume ainda conta com ilustrações do cubano David Alfonso Suárez e um prefácio de Tereza Rozowykwait. Marco Polo e Geraldo Maia musicaram a obra para uma futura encenação.

Últimas notícias