BOXE

Biografia de Popó ganha lançamento no Recife

História do ex-pugilista foi narrada pelo repórter do JC Wagner Sarmento em livro publicado pela Panda Books

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/11/2013 às 5:30
Rodrigo Lobo/JC Imagem
História do ex-pugilista foi narrada pelo repórter do JC Wagner Sarmento em livro publicado pela Panda Books - FOTO: Rodrigo Lobo/JC Imagem
Leitura:

Uma luta de boxe nunca são só 12 rounds. Ao entrar no ringue, o que está em jogo não é só glória, fama, dinheiro, honra e eternidade: a vida inteira acompanha cada troca de socos, jab, esquiva e clinch. É por isso que, para contar a trajetória de Acelino Freitas, Popó – um dos maiores ídolos do esporte no Brasil –, o repórter do Jornal do Commercio Wagner Sarmento dividiu a biografia do lutador baiano em 12 capítulos no livro Com as próprias mãos (Panda Books, 168 páginas).

O volume, que ganhou prefácio do locutor e apresentador televisivo Galvão Bueno, é lançado nesta quinta (14/11) às 19h, na Livraria Cultura do RioMar Shopping, com a presença de Wagner e do hoje deputado federal Popó. A obra surgiu a partir da admiração do jornalista pelo boxeador, expressa em um texto publicado no Facebook após uma luta de Popó - a última, já depois da aposentadoria, feita apenas para atender a um pedido do filho. Wagner contava as cinco lições retiradas do embate com Michael Oliveira, em um artigo que tem o mesmo efeito de um bom soco do pugilista baiano: nocaute.

O texto sobre a luta repercutiu e chegou às mãos de Popó, que fez um vídeo agradecendo as palavras. Quando surgiu a ideia de fazer uma biografia sua, o lutador apostou no jovem jornalista. Parceria fechada, começava a nascer Com as próprias mãos: seriam meses de apuração, envolvendo viagens a Salvador, entrevistas com a mãe do pugilista, o irmão dele, Luís Cláudio, figura fundamental na sua trajetória, e ex-treinadores.

“A gente combinou de não ser só conversa, eu fui para alguns eventos sociais em que ele ia para poder sentir um pouco o tamanho de Popó, ver a idolatria do povo baiano em relação a ele”, conta o jornalista. “Foi uma responsabilidade grande, porque esse é o meu primeiro livro e estou escrevendo sobre alguém que é tetracampeão mundial”.

Leia mais no Jornal do Commercio desta quinta (14/11).

Últimas notícias