Rádio Jornal lança novo app

Versão já disponível para download na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android)

Foto: Reprodução
Versão já disponível para download na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android) - FOTO: Foto: Reprodução

O aplicativo da Rádio Jornal está de cara nova. Totalmente reformulada e com diversas novas funções, foi lançada hoje a versão atualizada do app, já disponível para download na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android). Além de continuar oferecendo o streaming da rádio, para que o internauta possa ficar ligado na programação através do smartphone, o novo aplicativo também traz a programação do dia, o Painel Interativo, Notícias da redação e os Gols da Rodada, entre outras novidades.

Links dos apps na lojas -> Google Play e App Store

Líder de audiência, com pico de 115 mil ouvintes nas frequências AM e FM, a Rádio Jornal também tem números expressivos no aplicativo: são mais de 100 mil downloads. O desenvolvimento do novo software levou em conta toda a tradição da Jornal e contou com estudos sobre os conteúdos de maior interesse e procura dos usuários recorrentes.

De acordo com a diretora-adjunta de Conteúdo Digital do Sistema Jornal do Commercio, Maria Luiza Borges, a evolução do aplicativo da Rádio Jornal é mais um passo no processo de integração entre o offline e o online. “O novo app está mais intuitivo e aumenta a interação do público com a emissora. Apresenta todas as coisas boas da Rádio e coloca na palma da mão do ouvinte”.

“A gente precisa evoluir, a Rádio Jornal está evoluindo o tempo todo. Não é à toa que ela é líder há quase três décadas. E a gente decidiu que esse aplicativo deveria acompanhar as mudanças que estão acontecendo. Rádio é momento, é onde tudo chega mais rápido, então a gente queria ter um aplicativo que englobasse não só o sinal de áudio da Rádio Jornal, mas trazer toda a redação pra dentro do aplicativo", explica o gerente de Tecnologias de Internet do, Lucio Poncioni.

Para a diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Beatriz Ivo, a meta é avançar sempre, mantendo o compromisso que faz a rádio ser a preferida do público. "As inovações permitem que a emissora continue distribuindo as notícias em primeira mão. O rádio e a internet são mídias complementares. Um não vive sem o outro. E os dispositivos móveis, principalmente os smartphones, acompanham os nossos ouvintes em todos os lugares. Por isso, ampliamos as funcionalidades do nosso aplicativo. É como se o ouvinte tivesse um rádio portátil, mas com todos os avanços que as ferramentas do aplicativo acrescentam", garantiu.  

NOVIDADES

Logo de cara, o internauta vai perceber mudanças na interface. Na "Página Inicial", há o streaming, que começa a rodar assim que o aplicativo é totalmente carregado. Mas também foram inseridos um carrossel de notícias e atalhos para os Gols da Rodada e a programação, que também podem ser acessados pelo menu do lado esquerdo da tela.

 Depois da Página Inicial, o Painel Interativo é o próximo item do menu. O painel funciona desde 2006, no site da rádio, e agora está disponível também no smartphone. Por mês, são milhares de mensagens enviadas por ouvintes e recebidas pelo âncora na mesma hora. Alguns deles até costumam ler os recados ao vivo, durante a programação. "O Painel Interativo é a comunicação direta entre o comunicador e o ouvinte. Agora ele pode escutar a programação pelo celular e entrar em contato com a Rádio Jornal através do aplicativo. Isso sim é tempo real. Quando você coloca a mensagem aqui do seu lado, do outro lado o comunicador recebe na tela dele", continua Lúcio Poncioni. 

Em Notícias, acessível tanto pela Página Inicial como pelo Menu lateral, virão links para o site da rádio, onde estão concentradas as principais reportagens do dia, em texto e áudio. 

Mas uma das funções mais esperadas pelos usuários, segundo acredita Poncioni, são os gols da rodada. "O futebol é uma grande força da Rádio Jornal. O torcedor quer escutar o gol mais de uma vez, ele quer compartilhar com os amigos, até mesmo para fazer brincadeiras, e nada disso tinha antes. A gente decidiu incorporar essa possibilidade dentro do aplicativo", detalhou. 

Além de tudo isso, uma das funções mais queridas dos internautas também virá no novo aplicativo: é o streaming da câmera localizada dentro do estúdio. Quem quiser, pode não só ouvir a rádio, mas também assistir. "Fomos a primeira rádio de Pernambuco a ter uma câmera no estúdio. Só pra se ter uma ideia, em 2014, o vídeo superou o áudio na internet, então hoje o internauta que entra para escutar a Rádio Jornal assiste mais do que escuta", destaca Lúcio. Em funcionamento desde 2012 na versão do site para desktop, agora a câmera foi incluída também na versão mobile. 

O lançamento deste novo aplicativo é só o começo de uma série de novidades que virão dentro do próprio software. "Vamos ter uma série de atualizações daqui até o Campeonato Pernambucano", concluiu Poncioni.

Últimas notícias