'Aprendi a ser criança também', revela Silvia Abravanel sobre apresentar programa infantil

A filha número 2 de Silvio Santos conversou com o JC, com exclusividade, nos estúdios do SBT

Foto: Cauana Fernandes/SBT
A filha número 2 de Silvio Santos conversou com o JC, com exclusividade, nos estúdios do SBT - FOTO: Foto: Cauana Fernandes/SBT

SÃO PAULO – Esta entrevista começa, na verdade, no dia 2 de agosto de 1993. Foi nesta data que tinha início, nas manhãs da TV Jornal/SBT, o programa matinal Bom Dia & Cia. A atração infantil começou a ser apresentada por Eliana. Em 1998, Jackeline Petkovic assumiu o comando. Logo depois, crianças começaram a ancorar o matinal ao longo dos anos. Em julho do ano passado, porém, uma decisão judicial, que proibia menores de apresentar o programa, fez com que a então diretora da atração, Silvia Abravanel, 46 anos, filha número dois de Silvio Santos, fosse para a frente das câmeras falar com as crianças ao vivo. Dois meses depois, ela se tornou a única apresentadora do infantil.

A conversa com Silvia ocorreu na sede do Sistema Brasileiro de Televisão, em Osasco, São Paulo. No Estúdio 5 da emissora, a apresentadora aguardava o momento de voltar ao vivo enquanto mais um desenho do Bom Dia e Companhia estava em exibição.

A herdeira do SBT enveredou a princípio sobre a sua vocação para a televisão: “Foi um movimento natural por já ter isso no sangue por causa do meu pai. Ele me convidou pra trabalhar com ele aos 16 anos e eu peguei amor. Mesmo que eu tenha saído para fazer veterinária, mas ainda corria no meu sangue a televisão. Então não teve como escapar dessa coisa, sabe, de viver de televisão, falar de televisão”, explicou.

A experiência de Silvia como apresentadora, entretanto, não é inédita: “Eu trabalhei na frente das câmeras em 2004 com dois programas diferentes e foi uma experiência legal. Mas chegou um tempo em que eu preferia só ficar na direção. Então dirigia ele (Silvio) e vários outros apresentadores. Dirigi a Maísa, dirigi Yudi e Priscila... E eu achei que eu ia ficar eternamente atrás das câmeras”, confessa.

Apresentar um programa infantil tem suas peculiaridades, mas, segundo Silvia, as crianças foram as melhores instrutoras: “Aprendi a ser criança também. A conseguir entrar no mundo delas mesmo eu sendo adulta. A tratar esse mundo como especial mesmo. Você tem que saber como conduzir a situação: como a criança que perde, uma criança que ganha, a criança que empata... Então elas me ensinaram isso”, afirmou ela, que é mãe de duas filhas.

Para apresentar o Bom Dia..., Silvia chega no SBT às 9h45, se arruma por até quarenta minutos e está pronta para falar com o Brasil inteiro por 8 blocos de cinco minutos ao vivo, de segunda a sexta-feira.

O pai famoso e dono da emissora também aconselha Silvia: “Eu usava muito salto, e como era programa de manhã ele falou: ‘tira o salto e põe sapatilha’, ‘vai emagrecer que você tá gorda’, essas coisas que são toques de quem entende de vídeo, sabe? Eu levo tudo como crítica construtiva, porque ele sabe como falar comigo. Ele me dá carta branca, mas ao mesmo tempo ele vai dando as pitadinhas dele”, esclareceu.

Questionada sobre com qual desenho do programa ela mais se identificava, a resposta foi imediata: Kung-Fu Panda. Porém, o clima amistoso do personagem animado não se manteve quando o assunto foi a sua irmã Patrícia Abravanel: “Somos duas profissionais trabalhando numa mesma emissora”, resumiu. Em off, um funcionário entregou após deixarmos o estúdio colorido do programa: “Elas não se bicam”.

Últimas notícias