Polêmica

"Para Minha Amada Morta" também sai da corrida pelo Oscar

Diretor Aly Muritiba questionou legitimidade da comissão instituída pela Secretaria do Audiovisual

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/08/2016 às 15:43
Facebook/Reprodução
Diretor Aly Muritiba questionou legitimidade da comissão instituída pela Secretaria do Audiovisual - FOTO: Facebook/Reprodução
Leitura:

O diretor Aly Muritiba anunciou nesta sexta-feira (26), a retirada do seu filme Para Minha Amada Morta da concorrência pela vaga ao Oscar. Em imagem publicada no Facebook, ele afirmou que a equipe do longa não reconhece a legitimidade da comissão Secretaria do Audiovisual para escolher o representante brasileiro na disputa pela estatueta. Assim, Muritiba se junta a Gabriel Mascaro e Anna Mulayert em um movimento de repúdio às ações da SaV.

"Nós da equipe do filme Para Minha Amada Morta não reconhecemos a legitimidade da comissão constituída pela SaV [Secretaria do Audiovisual] para escolher o representante brasileiro na disputa do Oscar 2017, portanto, nos retiramos do pelito. Em tempos de exceção é preciso tomar posição clara", declarou. 

As críticas dos cineastas à Secretaria ganharam corpo principalmente após a polêmica envolvendo Aquarius, de Kleber Mendonça Filho. A escolha do crítico Marcos Petrucelli para integrar a comissão que escolheria o representante brasileiro no Oscar foi considerada o estopim, já que ele fez críticas a Aquarius antes mesmo de assistir ao filme, expressando reprovação ao protesto de Kleber em Cannes, no qual o diretor afirmou que havia um golpe de Estado em curso no Brasil.

Últimas notícias