CINEMA

Hikari, de Naomi Kawase, ganha o Prêmio Ecumênico de Cannes

Prêmio foi entregue na tarde deste sábado (27/5) na cidade francesa

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 27/05/2017 às 16:30
Festival de Cannes/Divulgação
Prêmio foi entregue na tarde deste sábado (27/5) na cidade francesa - FOTO: Festival de Cannes/Divulgação
Leitura:

O longa-metragem japonês Hikari, de Naomi Kawase, ganhou o Prêmio do Júri Ecumênico do 70º Festival de Cannes. O filme também concorre à Palma de Ouro. O prêmio foi entregue na tarde deste sábado, no Salão dos Embaixadores, no Palácio dos Festivais.

A comissão foi composta pela francesa Denyse Muller (presidente), o italiano Gëlle Courtens, o alemão P. Andreas Engelschalk, o belga Jos Horemans, o espanhol Benjamin Lorenzo Sanchez e a francesa Valérie Marnhac.

A entrega do prêmio contou com a presença de Naomi Kawase, do ator Masatoshi Nagase e do delelegado-general do festival, Thierry Frémaux, além de todos os jurados. 

JUSTIFICATIVA

Leia a justificativa do júri para o prêmio entregue a Hikari: “Uma jovem mulher, Misako, faz os filmes ficarem acessíveis aos cegos por meio da audiodescrição. Este filme de alta qualidade artística nos convida, através de sua poesia, para ver e ouvir com mais cuidado o mundo que nos rodeia. Ele nos encoraja ao diálogo e à acolhida do outro. Hikari fala sobre responsabilidade, resiliência, esperança e a possibilidade, mesmo para aqueles que, na escuridão, percebam a luz”.

Neste domingo (28/5), a partir das 19h (14h, no Brasil), tem início a cerimônia de premiação, presidida pelo cineasta Pedro Almodóvar, que irá entregar a Palma de Ouro e os outros prêmios do Festival de Cannes 2017.

Últimas notícias