CINEMA

Filme iraniano leva o prêmio Un Certain Regard

Lerd, de Mohammad Rasoulof, recebeu o prêmio do júri presidido pela atriz americana Uma Thurmann

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 27/05/2017 às 16:15
Divulgação
Lerd, de Mohammad Rasoulof, recebeu o prêmio do júri presidido pela atriz americana Uma Thurmann - FOTO: Divulgação
Leitura:

O longa-metragem iraniano Lerd (A Man of Intregrity, em inglês), de Mohammad Rasoulof, foi o grande vencedor da Mostra Un Certain Regard do 70º Festival de Cannes. A entrega dos prêmios aconteceu no início da noite deste sábado (27/5), na Sala Debussy, uma das principais salas de exibição do Palácio dos Festivais.

O filme conta a história de um homem que mora com família no interior, onde cria peixes de água doce. Uma empresa começa um projeto na área e faz pressão para comprar a terra dele.

Todos os vencedores estavam presentes na Sala Debussy para receber os prêmios, com exceção do roteirista e diretor americano Taylor Sheridan, que ganhou o prêmio de Melhor Direção por Wind River. No lugar dele, quem recebeu o prêmio foi o produtor Harvey Weinstein.

O cineasta mexicano Michel Franco recebeu o Prêmio do Júri pelo filme Las Hijas de Abril. Ele brincou com a atriz Uma Thurmann, a presidente do júri, sobre o convite que fez a Tim Roth, presidente do júri em 2012, quando ganhou o prêmio Un Certain Regard por Depois de Lúcia. Chronic, o longa que ele com Tim Roth, participou da Seleção Oficial de 2015 e Franco ganhou o Prêmio de Melhor Roteiro.

Este ano, 18 filmes integraram a mostra, representando 22 países diferentes. Seis deles eram filmes realizados por diretores estreantes. O júri da Mostra Un Certain Regard foi composto pela atriz americana Uma Thurmann (presidente), o diretor egípcio Mohamed Diab, o ator francês Reda Kateb, o cineasta belga Joachim Lafosse e Karel Och, o diretor artístico do Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Tcheca.

PREMIADOS

Prêmio Un Certain Regard: Lerd, de Mohammad Rasoulof

Prêmio de Interpretação Feminina : Jasmine Trinca, por Fortunata, de Sergio Castelitto

Prêmio da Poesia do Cinema: Barbara, de Mathieu Amalric

Prêmio de Direção: Taylor Sheridan, por Wind River

Prêmio do Júri: Las Hijas de Abril, de Michel Franco.

Últimas notícias