EXPOSIÇÃO

Marianne Peretti celebra 60 anos de arte

Artista que fez os vitrais da Catedral de Brasília tem trajetória lembrada em mostra na Caixa Cultural

Olívia Mindêlo
Cadastrado por
Olívia Mindêlo
Publicado em 05/12/2013 às 6:00
Ricardo Labastier/JC Imagem
Artista que fez os vitrais da Catedral de Brasília tem trajetória lembrada em mostra na Caixa Cultural - FOTO: Ricardo Labastier/JC Imagem
Leitura:

"Muita gente pensa que sou arquiteta. Eu não sou arquiteta. Se eu fosse, não faria o que faço”. Por quê? “Porque tenho liberdade absoluta, assim é melhor.” O caminho livre ao qual se refere Marianne Peretti possui poucas letras e uma força imensa: arte. Palavra tão curta e certeira quanto a que espelha: alma. Guiada por essas coordenadas, a artista trilhou, ao longo da vida, um percurso de mestra, bem mais intuitivo do que planejado. Essa caminhada artística tem mais de meio século e parte dela – já estava em tempo – pode ser vista na exposição individual Marianne Peretti: 60 anos de arte, com abertura hoje, na Caixa Cultural.

Da França, onde nasceu e viveu até o início da juventude, ela trouxe a base artística e um pouco da técnica dos vitrais, que a consagrou do lado de cá do oceano, seu além-mar. Sob a luz tropical, a franco-pernambucana coloriu o Brasil com obras de cartão postal, que amplificam nosso olhar em relação ao espaço. O País é a grande casa de seus trabalhos, mas seus habitantes pouco os conhecem. Até mesmo os pernambucanos, tão próximos a Marianne, moradora de Olinda há mais de 20 anos. O projeto que marca seus 60 anos de arte vem como um “lembrete”: precisamos descobri-la, não podemos esquecê-la. 

Além da exposição, a iniciativa traz a reboque outras realizações igualmente relevantes nesse sentido – um livro e um documentário, ainda sem data de lançamento. A mostra, em especial, marca a volta de Marianne ao circuito artístico, depois de 15 anos sem uma individual no Recife. Nesse tempo, a artista não parou de trabalhar. E assim faz todos os dias até hoje, aos 85 anos. Geralmente, produz esculturas, vitrais e painéis por encomenda, para serem colocados em edifícios. 

Leia matéria completa no Caderno C do Jornal do Commercio desta quinta-feira (5/12)


Últimas notícias