Imunização

Campanha para atualizar cartão de vacinação termina hoje

Há 14 tipos de vacinas para crianças e cinco para adolescentes em Pernambuco. Vacinação é feita pelo SUS

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 22/09/2017 às 7:07
Foto: Luiz Pessoa/JC Imagem
Há 14 tipos de vacinas para crianças e cinco para adolescentes em Pernambuco. Vacinação é feita pelo SUS - FOTO: Foto: Luiz Pessoa/JC Imagem
Leitura:

Termina hoje a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde. Em Pernambuco, há 2.425 postos abertos para receber o público, nos horários da manhã e da tarde. De acordo com o governo federal, a ação tem como objetivo proteger crianças e adolescentes (até 14 anos 11 meses e 29 dias) contra doenças que ainda não foram eliminadas no País.

Para o público infantil são oferecidas 14 vacinas e para adolescentes há cinco tipos diferentes. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que os postos oferecem doses contra sarampo, coqueluche, difteria, tétano, HPV, meningite, poliomielite e hepatites A e B, entre outras doenças. Com a campanha, o Ministério da Saúde quer resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos de vacinação, para manter doenças controladas, eliminadas ou erradicadas.

“É importante que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes para os postos de saúde munidos da caderneta de vacinação. Os profissionais irão analisar o documento e aplicar as doses que forem necessárias. Precisamos lembrar que as vacinas podem proteger contra diversas doenças. Além disso, é preciso finalizar os esquemas vacinais para que haja a efetiva proteção”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo.

VACINA TODO DIA

A coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, informa que a campanha termina hoje, mas os postos continuarão abertos à população para aplicar vacinas. “Todo dia é dia de vacinação. Se a pessoa, por alguma razão, perdeu a campanha, não tem problema. Os postos estão abastecidos e prontos para fazer a imunização”, declara Elizabeth Azoubel.

Segundo ela, a campanha nacional, com a finalidade de atualização da caderneta de vacinação, não tem uma meta a ser cumprida. “Diferentemente da campanha contra gripe, não há uma quantidade de crianças e adolescentes a serem vacinadas”, observa Elizabeth Azoubel. O número de jovens imunizados será divulgado pelo Ministério da Saúde.

Últimas notícias