Saúde

Praça do Derby recebe ação de conscientização sobre o glaucoma

Pessoas propensas à doença passarão por exames gratuitos e vão receber atendimento oftalmológico

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 23/05/2017 às 10:52
Foto ilustrativa: Free Images
Pessoas propensas à doença passarão por exames gratuitos e vão receber atendimento oftalmológico - FOTO: Foto ilustrativa: Free Images
Leitura:

A próxima sexta-feira (26) é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Para lembrar a data, o Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV) promove no dia 26, no Derby, área central do Recife, uma ação de conscientização para a população.

Além de distribuição de cartilha explicativa sobre a doença, pessoas que forem identificadas, em uma triagem, como propensas ao glaucoma, receberão uma senha e passarão por exames gratuitos de aferição de pressão arterial e de fundo de olho, além de receberem atendimento oftalmológico no instituto.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre os riscos do glaucoma, que é uma doença silenciosa.

Saiba mais

No Brasil, a doença atinge mais de 900 mil pessoas e é causada principalmente pela elevação da pressão ocular, provocando lesões no nervo ótico e, como consequência, a perda gradativa da visão. O tratamento é feito com uso de colírios que reduzem a pressão ocular.

As pessoas com maior propensão à doença são as que possuem casos na família (caráter hereditário) e aquelas com mais de 40 anos. O glaucoma atinge 2% da população acima dessa faixa etária e é uma das principais causas da cegueira irreversível, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Serviço:

Ação do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma do IOFV
Data: 26 de maio
Horário: 7h às 15h
Local: Praça do Derby, área central do Recife

Últimas notícias