SUS

Recife enfrenta nova epidemia de dengue neste início de ano

Aumento de casos acima do esperado faz prefeitura buscar ajuda

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/02/2015 às 9:34
Foto de Sérgio Bernardo/JC Imagem
Aumento de casos acima do esperado faz prefeitura buscar ajuda - FOTO: Foto de Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

 

A Secretaria de Saúde do Recife registrou nas primeiras sete semanas do ano 937 casos suspeitos de dengue e  confirmou 132 deles. “O aumento é de 140% em relação às confirmações do mesmo período de 2014. A curva é ascendente e nos deixa muito preocupados”, alertou o secretário Jaílson Correia, que pede a colaboração dos moradores.

Ele avalia que uma epidemia está sendo iniciada na cidade e convocou para as 9h da próxima quinta-feira (26/02) uma reunião de mobilização com diferentes setores da prefeitura e da sociedade. Está reforçando a farmácia dos postos e policlínicas. Admite pedir ajuda às Forças Armadas e às igrejas para ampliar a intensificação do combate aos focos do Aedes aegypti, já antecipada em novembro do ano passado. 

Das notificações, 56.5% estão concentradas em nove bairros, a maioria na Zona Norte (Casa Amarela, Vasco da Gama, Nova Descoberta, Dois Unidos e Morro da Conceição). É do Vasco a primeira morte suspeita do ano, um homem adulto. A dengue preocupa também em Santo Amaro, no Centro, na Imbiribeira, Cohab (morros) e Ipsep,  Zona Sul. Além de ser de ter alta concentração populacional, a região Norte também é mais castigada com o racionamento d’água.

“Cerca de 80% dos focos estão nos pequenos reservatórios domésticos”, lembra o secretário. Baldes, tonéis e até garrafa PET  são usados para guardar água limpa. Mal vedados, atraem as muriçocas, que ali colocam seus ovos. “Antecipamos as ações,  atualizamos as equipes e estamos reforçando tudo. No Carnaval, mais de 1.600 pontos em áreas de folia receberam tratamento contra a proliferação de Aedes”, informou o secretário.

A capital não é a única cidade do Estado em situação difícil. A Secretaria Estadual de Saúde está fazendo  novo mapa de distribuição da doença e já identifica sinais da tendência epidêmica. Os números, que não englobam os registros atualizados da capital, indicam crescimento de 47,25% e a dengue está presente em 63 municípios. Muitos deles já estavam entre os de maior risco identificados no fim do ano passado, na contagem de imóveis infestados.

“Observamos o crescimento no final de 2014. O verão atípico, com muitas chuvas, e o racionamento d’água podem reforçar a situação que tende a recrudescer a cada dois, três anos”, explica Claudenice Pontes, coordenadora estadual de combate à dengue e chicungunha. A última epidemia foi em 2012.

Este ano não houve confirmação de casos de chicungunha.

 

Últimas notícias