Saúde

Regionalização da saúde começa pelo Agreste

Novo governo vai iniciar construção de hospital em Garanhuns

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/01/2015 às 8:22
Leitura:

A expansão e regionalização da rede de saúde no Estado, prometida em campanha pelo novo governo, vai começar por Garanhuns, no Agreste. O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou em entrevista à TV Globo, na manhã de sexta-feira (02/01), que o primeiro hospital a ser construído será o Mestre Dominguinhos, nessa cidade, projetado pela gestão passada. Ele também garantiu ajuda aos municípios. As informações foram detalhadas à tarde pelo secretário estadual de Saúde, oncologista José Iran Costa Júnior, 47 anos, após a cerimônia de transmissão de cargo na secretaria.

“Já temos mais de R$ 25 milhões garantidos no orçamento do Estado para a obra do novo hospital”, disse o secretário. Os projetos estão concluídos e nos próximos meses deve ser aberta a licitação. O terreno onde será erguido o Mestre Dominguinhos foi desapropriado pelo ex-governador, Eduardo Campos, na época em que Câmara era secretário de Estado. Falta agora pagar pelo terreno onde a estrutura de 12 mil metros quadrados será implantada. O hospital terá emergência para adultos e crianças, ambulatórios, bloco cirúrgico e maternidade. A previsão é de que o atual regional, o Dom Moura, funcione como hospital-escola da Universidade de Pernambuco (UPE), com curso médico em Garanhuns.

Na entrevista, o governador confirmou a construção de novos hospitais também em Serra Talhada e Petrolina. O de Serra, segundo José Iran Costa, vai exigir investimento federal de R$ 34 milhões. Os projetos ainda serão elaborados. A licitação só deve ser aberta no segundo semestre ou início de 2016. “Será o grande hospital-escola da cidade”, disse o secretário, referindo-se ao curso implantado pela UPE. Conforme José Iran, ainda não foi definida a localização do Hospital de Cirurgias, prometido pelo novo governador para o Grande Recife.

Leia mais sobre o tema e uma entrevista com o novo secretário de Saúde na edição do JC deste sábado.

Últimas notícias