DELEGACIA DE GOIANA

Quadrilha especializada em roubo de cargas é presa em Pernambuco

A organização criminosa atuava entre os municípios de Goiana, Recife e Olinda

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/09/2017 às 16:44
Foto: Divulgação/Polícia Civil
A organização criminosa atuava entre os municípios de Goiana, Recife e Olinda - FOTO: Foto: Divulgação/Polícia Civil
Leitura:

Uma organização criminosa especializada em roubo de cargas foi desarticulada após investigação da Polícia Civil em conjunto com a Secretaria da Fazenda, conforme divulgação em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (4). Na ação sob o comando do delegado Thiago Uchôa, titular da Delegacia de Goiana, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em empresas e residências no Recife, Olinda e Goiana, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Cerca de R$ 300 mil em mercadorias foram apreendidas e cinco estabelecimentos foram fechados, sendo destes, quatro mercados e um depósito clandestino.

Origem das investigações

No dia 4 de julho, após um motorista da empresa Vitamilho relatar que havia sido vítima de assalto enquanto estava estacionado no posto fiscal de Goiana, já na divisa com a Paraíba, foram iniciadas as investigações. O condutor informou que foi abordado por volta das 22h daquele dia por duas pessoas armadas.

Após o anúncio do assalto, a vítima foi amarrada, teve os olhos vendados e só foi liberada cerca de duas horas depois em um canavial onde toda a mercadoria foi descarregada. Quando finalmente foi liberado pelos criminosos, o caminhoneiro pediu ajuda aos Policiais Rodoviários de Mata Redonda, na Paraíba.

Atuação da quadrilha

A Polícia Civil informou que a quadrilha atuava de forma organizada, utilizando o próprio caminhão para onde era feito o transporte da carga roubada. Um integrante da organização criminosa ficava responsável por abordar o caminhoneiro que era a vítima e saber para onde estava indo, o que estava carregando, se o caminhão tinha rastreador ou se seguia com alguma escolta.

No momento em que a vítima retornava ao caminhão após carimbar nota no posto fiscal, ele era abordado por dois integrantes da quadrilha, e um deles sempre estava armado. Após a ação, os criminosos guiavam o caminhão até a zona rural entre os municípios de Ferreiros e Timbaúba, na Zona da Mata Norte, e lá realizavam o transbordo da mercadoria. Em seguida, o material era levada para Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), onde havia outro suspeito responsável pela receptação da carga.

Em relação à localização das mercadorias roubadas o delegado disse que "em uma ação conjunta com a Secretaria da Fazenda encontramos mercadorias vencidas, armas e munições que após levantamentos, verificamos que são objetos de roubos de outras ocorrências", esclareceu. Ainda de acordo com o delegado Uchôa, desde o ano passado até a prisão dessa quadrilha, foram registradas 12 roubos de cargas.

A ação prendeu os assaltantes Flávio José Aureliano Cabral, Marcelo José de Oliveira, Cícero Carvalho da Silva Júnior e Aluizio Alves de Souza Filho. Além do quarteto, foram presos os receptadores identificados apenas por Antônio e Severino, na última quinta-feira (31).

Alerta

O diretor de Operações da Secretaria da Fazenda, que trabalhou em conjunto com a Secretaria de Defesa Social (SDS) nesta investigação, informou que "os responsáveis pelas empresas que insistem em comprar mercadorias de origem duvidosa, fruto de roubo de cargas acobertadas por 'laranjas', terão como destino a cadeia", pontuou.

Últimas notícias