SOCIOEDUCANDOS

Suspeitos de matar interno na Funase são identificados

Ao todo, dez adolescentes envolvidos no crime, durante rebelião nesse domingo (19), foram identificados por meio das imagens das câmeras de segurança

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/03/2017 às 10:01
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Ao todo, dez adolescentes envolvidos no crime, durante rebelião nesse domingo (19), foram identificados por meio das imagens das câmeras de segurança - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) informou, nesta segunda-feira (20), que dez adolescentes envolvidos diretamente na morte de um interno de 17 anos, durante rebelião nesse domingo (19), na unidade de Abreu e Lima, foram identificados por meio das imagens das câmeras de segurança.  

Os dois suspeitos maiores de idade foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Já os oito menores de idade seguiram para a Unidade de Atendimento Inicial (Uniai), na Boa Vista, área central da cidade. 

Os familiares da vítima foram comunicados do fato e todo o apoio será dado aos parentes. Nenhum interno ficou ferido durante o tumulto. A Funase disse ainda que o clima é de tranquilade no local, nesta segunda-feira (20).

Motim foi registrado nesse domingo (19), na Funase

O motim foi registrado por volta das 20h do domingo (19) e controlado com a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar. De acordo com moradores que residem próximo à unidade da Funase, os primeiros reforços só chegaram ao local por volta das 21h30, cerca de 1h30 depois de iniciada a rebelião.

Os adolescentes tocaram fogo em colchões e o Corpo de Bombeiros controlou rapidamente os focos. Um trabalho de varredura foi realizado pelos homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar e nenhuma fuga foi registrada. 

Vídeo mostra momento exato da rebelião

 

Veja a nota da Funase sobre o ocorrido

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) esclarece que o clima no Case Abreu e Lima é de tranquilidade. Por meio de sua Corregedoria, a instituição abriu uma Sindicância para apurar as causas e possíveis responsabilidades da rebelião. Uma equipe de técnicos da Diretoria Geral da Política de Atendimento (DGPAT) e da Assessoria Técnica de Unidades de Internação (Atin) segue à unidade para dar todo o suporte técnico e administrativo. O motim foi registrado por volta das 20h do último domingo (19), sendo controlado com a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Os adolescentes tocaram fogo em colchões e o Corpo de Bombeiros controlou rapidamente os focos. Um trabalho de varredura foi realizado pelos homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar, não sendo registrada nenhuma fuga. Ao todo, dez adolescentes envolvidos diretamente na morte do socioeducando de 17 anos foram identificados por meio das imagens das câmeras de circuito interno da unidade e encaminhados ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que, ainda na noite de ontem, enviou uma equipe ao local para iniciar a apuração dos fatos. Os dois maiores de idade envolvidos foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel). Já os oito menores de idade seguiram para a Unidade de Atendimento Inicial (Uniai). Nenhum interno ficou ferido. Os familiares da vítima foram comunicados do fato e todo o apoio será dado aos parentes.

Últimas notícias