POLÊMICA

Troça recupera fantasias apreendidas pela Polícia Militar

Troça Empatando Tua Vista teve as fantasias levadas no último sábado, antes do desfile do Galo da Madrugada

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/02/2017 às 15:11
Foto: Nadja Granja/ Divulgação
Troça Empatando Tua Vista teve as fantasias levadas no último sábado, antes do desfile do Galo da Madrugada - FOTO: Foto: Nadja Granja/ Divulgação
Leitura:

ATUALIZADA ÀS 19h09

Integrantes da Troça Empatando Tua Vista recuperaram na tarde deste domingo (26) as fantasias apreendidas no sábado (25) pela Polícia Militar. O grupo, já bastante conhecido do Carnaval do Recife, faz uma crítica à especulação imobiliária e aos governos do PSB, à frente da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco. A interferência da PM ganhou repercussão nas redes sociais através de um vídeo que mostra policiais entrando no prédio de um dos integrantes para recolher o material.

Segundo uma das integrantes da troça, a retirada do material de um dos galpões da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) foi tranquila. "A Troça não usa carro de som, mega-fone, nada que necessitasse de uma autorização prévia para circular e justificasse a apreensão", disse a arquiteta Nadja Granja, membro do Instituto dos Arquitetos do Brasil em Pernambuco (IAB-PE). A entidade emitiu uma nota pública de repúdio ao acontecido. "A ação comentada contradiz o estado de direito, restringe as liberdades individuais e o direito de manifestação pública e remete à memória e aos tempos obscuros da ditadura", diz o texto.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Controle Urbano, responsável pela Dircon, a apreensão não foi uma iniciativa do órgão, que apenas cedeu o galpão para que o material fosse depositado pela PM. 

Mais cedo, em entrevista à Rádio Jornal, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), comentou a apreensão do material da troça. "Não sei exatamente o que aconteceu nesse caso, mas acredito que foi mais uma ação de controle urbano". 

Ouça a entrevista completa:

INVESTIGAÇÃO

O caso está sendo investigado pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS). Em nota, a secretaria afirma que a iniciativa não teve o conhecimento do comando da corporação e nem do batalhão responsável pela área. O documento também destaca que "a PM atua no escrito cumprimento das leis e na garantia da ordem, sem jamais interferir na livre manifestação partidária, quaisquer que sejam seus posicionamentos e orientações político-partidárias".

PARÓDIA

A repercussão da apreensão nas redes sociais foi tanta que uma paródia do poema "E Agora José?", de Carlos Drummond de Andrade, foi feita para ironizar o ocorrido. Um dos versos diz: E agora, José? O galo acabou, o dia passou, o povo lhe viu e o povo filmou. E agora, José? Que estava sem nome, desembarcou bem rápido, tentaram fugir mas você foi à forra. E agora, José? Tomando objetos do cidadão que protesta contra a insegurança, um governo despótico. Já não podem falar, protestar já não podem. Ditadura voltou e o povo não viu... Ao final da versão, é dito: Você é burro, José. 

Confira a íntegra da paródia.

 

 

Últimas notícias