CÂNCER DE MAMA

Caminhada de combate ao câncer de mama movimenta a Zona Sul

O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Saúde.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/10/2016 às 12:21
Foto: Tato Rocha/JC Imagem
O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Saúde. - FOTO: Foto: Tato Rocha/JC Imagem
Leitura:

“Quando soube que estava com câncer parecia que a vida tinha chegado ao fim”. A mesma pessoa que falou essa frase era uma das mais animadas participantes da caminhada que a Secretaria Estadual de Saúde promoveu na manhã deste domingo (23)  pela Avenida Boa Viagem em comemoração ao Outubro Rosa, mês que marca as ações de combate ao câncer de mama.

Maria Dorotéa Nogueira, de 53 anos, descobriu a doença em 2007.  Enfrentou um tratamento que durou cinco anos, a fez consumir mais de 1.800 comprimidos quimioterápicos e lhe custou o seio direito. Hoje ela se considera vitoriosa, livre da  doença e anima outras mulheres a fazer o autoexame. “Descobri dois nódulos no seuio, foi o que me fez buscar ajuda médica e a lutar pela vida”, diz Dorotéa que desde então encarna a personagem “Maria Amiga do Peito”, participando de todas as ações que tenham a ver com a promoção da saúde da mulher.

A caminhada percorreu cerca de dois quilômetros pela Avendida Boa Viagem até o Segundo Jardim, onde  as mulheres fizeram um aulão de dança com os professores da Academia da Cidade.  O objetivo da ação foi estimular a população a levar uma vida saudável e realizar exames periódicos, medidas fundamentais para deter o câncer de mama, cujas chances de cura chegam a 90% com o diagnóstico precoce.

MAIS ATIVIDADES

A ação em Boa Viagem se estenderá até às 16h de hoje e também contará com música ao vivo, um food truck de comidas saudáveis e ações espontâneas de alguns grupos, como os de corrida e pedal. Além de várias atividades esportivas e palestras, quem for ao local terá oportunidade de realizar mamografia e até mesmo fazer um teste para avaliar possível predisposição ao câncer de mama. Também poderá colaborar com o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP).

Últimas notícias