RELIGIÃO

Procissão de São Jorge atrai muitos fiéis no Recife

Cortejo percorreu ruas da Zona Norte e foi organizada por umbandistas

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/04/2017 às 20:33
Ricardo B. Labastier/JC Imagem
FOTO: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Leitura:

Cerca de duas mil pessoas acompanharam na noite de ontem a procissão em homenagem a São Jorge, promovida pelo terreiro de Umbanda Pai Francisco, localizado no bairro do Arruda, Zona Norte do Recife.  A romaria em homenagem ao Santo Guerreiro teve início na Rua das Moças, no Arruda, e percorreu a Rua da Regeneração, Centro de Água Fria, Avenida Beberibe e Rua do Triunfo. “Somos o único terreiro de Umbanda de Pernambuco a promover esse tipo de celebração”, disse o Babalorixá Pai Messias, responsável pela organização do evento. “No sincretismo religioso São Jorge é Ogum, mas todos são filhos de Deus e estão prontos a ajudar a humanidade”, afirmou Pai Messias. O evento contou ainda com banda de música e, pela primeira vez, a Frevioca, da Prefeitura do Recife.

SÃO JORGE

Devoto do Santo Guerreiro desde criança, o operador de empilhadeiras José Luís Silva saiu de Paulista, município da Região Metropolitana do Recife, com esposa, irmã e filha para acompanhar a procissão. “Soubemos que esta seria a única celebração em homenagem a São Jorge feita neste domingo, a da Igreja Católica acontece amanhã (hoje) no Recife e resolvemos não esperar”, disse José Luís afirmando que tanto faz se a celebração é Católica ou da Umbanda. “O que importa é a nossa fé no santo”, disse José Luís.

Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Babalorixá Pai Messias organiza a procissão - Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Ricardo B. Labastier/JC Imagem
No sincretismo religioso São Jorge é Ogum - Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Milhares de fiéis percorreram ruas da Zona Norte do Recife - Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Ricardo B. Labastier/JC Imagem
A procissão já existe há 48 anos - Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Há 48 anos, a procissão de São Jorge da Tenda de Pai Francisco homenageia o santo católico. A romaria começou porque o esposo de uma das filhas de santo do Terreiro ficou doente, e para pedir a melhora do esposo, ela fez uma promessa para o santo. “Eu sugeri que ela fizesse uma romaria em agradecimento e como muita gente apareceu para agradecer e pedir novas graças, a festa continua até hoje”, disse Pai Messias.

Últimas notícias