polêmica

Wilson Damázio comenta parecer do MPPE e ironiza ''baile dos mascarados''

Secretário de Defesa Social reiterou que vai coibir o uso de máscaras por quem estiver na manifestação e aproveitou para ironizar o "baile de máscaras" que manifestantes pretendem fazer, na próxima quinta-feira (29), em frente ao prédio da SDS

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/08/2013 às 9:29
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Secretário de Defesa Social reiterou que vai coibir o uso de máscaras por quem estiver na manifestação e aproveitou para ironizar o "baile de máscaras" que manifestantes pretendem fazer, na próxima quinta-feira (29), em frente ao prédio da SDS - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

O secretário de Defesa Social do Estado (SDS), Wilson Damázio, comentou, na manhã desta quarta-feira (28), o fato de o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sair em defesa das pessoas que querem usar máscaras nas manifestações que ocorrem no Recife. Na última terça (27), o procurador-geral de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, afirmou que esconder o rosto em atos pacíficos não é crime. Damázio disse que a conclusão do MPPE é o "óbio ululante", reiterou que vai coibir o uso de máscaras por quem estiver na manifestação e aproveitou para ironizar o "baile de máscaras" que manifestantes pretendem fazer, na próxima quinta-feira (29), em frente ao prédio da SDS, em Santo Amaro, área central do Recife. "É preciso saber se eles (os manifestantes) conseguiram, junto à prefeitura, autorização para o baile, já que todo baile de Carnaval precisa de uma autorização da prefeitura".

As declarações foram dadas a Geraldo Freire, no programa Super Manhã, da Rádio Jornal. "A SDS defende a ordem pública. O parecer do MPPE, que usar máscaras não é crime, é óbvio. Qualquer estudante de direito sabe que isso não é crime. O problema é que as pessoas estão usando as máscaras para dificultar a identificação e promover desordem. Ninguém falou que quem usar máscaras vai ser preso. Mas uma coisa é estar com a máscara sem participar do protesto, e outra é usar a máscara e depredar patrimônio público", informou Damázio. "O fato de algumas pessoas coberto o rosto está dificultando que a SDS identifique os culpados. Identificamos 4 ou 5, mas 30 participaram da depredação da semana passada. A pessoa pode ficar com máscara, mas nossa determinação é que não participe da manifestação com ela. Se ele se dispõe a se manifestar com máscara, temos a obrigação de pedir para tirar. Se não o fizer, está desobedecendo ordem do policial, e essa atitude está no código penal", completou.

O secretário informou que vai esperar uma notificação oficial do Ministério Público sobre o assunto. "Estamos trabalhando para elaborar dcumento que aborde essa polêmica. Com ou sem máscara, o povo está sofrendo com essas manifestações. O direito de ir e vir está sendo violado. Pior ainda quando há depredação", finalizou.

Últimas notícias