FROTA

Grande Recife amanhecerá com menos ônibus nas ruas nesta quarta-feira

Por causa do comprometimento no abastecimento de diesel nas empresas operadoras, número de viagens sofrerá uma redução de 8% no início da manhã

JC Online e Estadão Conteúdo
Cadastrado por
JC Online e Estadão Conteúdo
Publicado em 22/05/2018 às 19:49
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Por causa do comprometimento no abastecimento de diesel nas empresas operadoras, número de viagens sofrerá uma redução de 8% no início da manhã - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A Região Metropolitana do Recife (RMR) começará a quarta-feira (23) com menos ônibus nas ruas. De acordo com o Grande Recife, a medida emergencial foi tomada por causa da paralisação dos caminhoneiros, que começou a comprometer o abastecimento de óleo diesel nas empresas operadoras. O número de viagens, cerca de 26 mil por dia, sofrerá uma redução de 8% no início da manhã.

A frota nas ruas, No início da quarta-feira (23), será a mesma utilizada no período de férias de janeiro de 2018. Dos cerca de 2.700 ônibus que circulam diariamente pela RMR, aproximadamente 200 não estarão em operação.

Ao longo do dia, o consórcio vai acompanhar a operação dos ônibus e a paralisação dos caminhoneiros e poderá adotar outras medidas.

Leia a nota do Grande Recife

O Grande Recife informa que, devido à paralisação dos caminhoneiros e o comprometimento no abastecimento de óleo diesel nas empresas operadoras, os ônibus da Região Metropolitana do Recife deverão circular, no início da manhã desta quarta-feira (23), com a mesma frota utilizada no período de férias de janeiro de 2018. A medida é emergencial e representa uma diminuição de 8% no número de viagens em dias úteis.

O Consórcio, enquanto órgão gestor do transporte público, vai acompanhar a operação dos ônibus e a paralisação dos caminhoneiros. A depender dos rumos dados à manifestação, o Grande Recife poderá tomar outras medidas ao longo do dia.

Paralisação dos caminhoneiros

Até as 15h57 desta terça-feira (22),  a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizava interrupções em rodovias federais de 22 Estados por causa da paralisação de caminhoneiros. Os caminhoneiros autônomos fazem bloqueios nas estradas desde ontem no Brasil pedindo a retirada dos encargos tributários sobre o diesel.

Os motoristas também criticam o ajuste diário dos preços do combustível que, segundo eles, dificulta o planejamento do frete

Segundo o balanço da PRF, há bloqueios no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, em Goiás, em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, na Bahia, em Sergipe, em Alagoas, em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Tocantins, no Ceará, no Maranhão, no Pará, no Amazonas e em Rondônia.

O Estado com maior número de interdições até esse horário é Minas Gerais, com 35, seguido do Rio Grande do Sul (33).

Segundo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), havia paralisações de caminhoneiros em 23 Estados.

Além dos 22 Estados citados pela PRF, a associação aponta manifestações também em Roraima. A Abcam cita como Estados com mais bloqueios o Paraná e Minas Gerais, com 32 manifestações cada um.

Bloqueios em Pernambuco

Em Pernambuco, a PRF informou, por volta das 20h, que os bloqueios nos pontos abaixo continuavam:

BR-316, km 80, Ouricuri

BR-423, km 97, Garanhuns

BR-101, km 180, Palmares

BR-428, km 142, Petrolina

BR-316, km 143, Parnamirim

Em Abreu e Lima, o protesto acabou por volta das 17h30.

Últimas notícias