TRANSPORTE

Frente de Luta critica redução de frota de ônibus nesta quarta-feira

Para a Frente de Luta pelo Transporte Público, medida emergencial do Grande Recife ''pega a população de surpresa''

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/05/2018 às 22:28
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Para a Frente de Luta pelo Transporte Público, medida emergencial do Grande Recife ''pega a população de surpresa'' - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

A Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco criticou, na noite desta terça-feira (22), a decisão do Grande Recife de reduzir a frota de ônibus na manhã da quarta-feira (23) por conta da paralisação dos caminhoneiros. O número de viagens, cerca de 26 mil por dia, sofrerá uma diminuição de 8%.

Em nota, a Frente de Luta afirmou que a medida "pega a população de surpresa e penaliza quem não tem responsabilidade alguma pelos riscos da atividade econômica, que já estão incluídos nos sucessivos aumentos das tarifas".

Nota da Frente de Luta pelo Transporte Público

A Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco repudia a atitude do Grande Recife em determinar a redução em quase 10% a frota de ônibus que circulará nesta quarta-feira por conta da paralisação dos caminhoneiros.

O Consórcio mais uma vez demonstra que seu intuito ultimamente é só atender aos interesses das empresas de ônibus. Embora licitado e com dinheiro já previsto, o SIMOP - Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação, por exemplo, que deveria fiscalizar se as empresas estão cumprindo as suas obrigações, como quantidade de ônibus nas ruas, nunca foi implementado de fato. Deixando que as empresas por si só façam a fiscalização, sem disponibilização alguma dos relatórios de qualidade das mesmas. Ora, é a “raposa cuidando do galinheiro”. E o Governo do Estado nada faz.

Nesse mesmo sentido, sem precisar ou disponibilizar qualquer estudo ou números que demonstrem a inviabilidade dos ônibus saírem às ruas nesta quarta, o Grande Recife, que mais parece representar a URBANA-PE, decide na calada da noite reduzir em quase 10% a frota que rodará amanhã. Tal medida pega a população de surpresa e penaliza quem não tem responsabilidade alguma pelos riscos da atividade econômica, que já estão incluídos nos sucessivos aumentos das tarifas.

Que o povo lembre disto neste ano de 2018.

Redução da frota

A Região Metropolitana do Recife (RMR) começará a quarta-feira (23) com menos ônibus nas ruas. De acordo com o Grande Recife, a medida emergencial foi tomada por causa da paralisação dos caminhoneiros, que começou a comprometer o abastecimento de óleo diesel nas empresas operadoras.

O número de viagens, cerca de 26 mil por dia, sofrerá uma redução de 8% no início da manhã. A frota nas ruas, No início da quarta-feira (23), será a mesma utilizada no período de férias de janeiro de 2018. Dos cerca de 2.700 ônibus que circulam diariamente pela RMR, aproximadamente 200 não estarão em operação.

Ao longo do dia, o consórcio vai acompanhar a operação dos ônibus e a paralisação dos caminhoneiros e poderá adotar outras medidas.

Nota do Grande Recife

O Grande Recife informa que, devido à paralisação dos caminhoneiros e o comprometimento no abastecimento de óleo diesel nas empresas operadoras, os ônibus da Região Metropolitana do Recife deverão circular, no início da manhã desta quarta-feira (23), com a mesma frota utilizada no período de férias de janeiro de 2018. A medida é emergencial e representa uma diminuição de 8% no número de viagens em dias úteis.

 O Consórcio, enquanto órgão gestor do transporte público, vai acompanhar a operação dos ônibus e a paralisação dos caminhoneiros. A depender dos rumos dados à manifestação, o Grande Recife poderá tomar outras medidas ao longo do dia.

 

Últimas notícias