Paralisação

Metroviários aderem à greve geral e cruzam os braços na próxima sexta

Assembleia da categoria ocorreu na Estação Central do Metrô, no Centro do Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/06/2017 às 20:11
Foto: Sindmetro-PE/ Divulgação
Assembleia da categoria ocorreu na Estação Central do Metrô, no Centro do Recife - FOTO: Foto: Sindmetro-PE/ Divulgação
Leitura:

Os metroviários de Pernambuco decidiram, na noite desta terça-feira (27), aderir à greve geral que está sendo convocada por centrais sindicais de todo o País contra as reformas do governo Michel Temer para a próxima sexta-feira (30). A assembleia da categoria ocorreu na Estação Central do Metrô, no Centro do Recife.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ainda não informou se vai colocar nos trilhos um esquema especial. Em nota, o órgão comentou que "como a decisão do Sindicato dos Metroviários ocorreu na noite desta terça-feira, 27, a CBTU Recife informa que na manhã desta quarta, 28, será realizada uma reunião na Superintendência para definição de esquema especial para operação do sistema na próxima sexta-feira, 30".

Na greve geral de 28 de abril, o metrô funcionou em esquema especial, abrindo apenas em horários de pico e com funcionários da própria Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) manobrando as máquinas. Os metroviários, também, não atenderam a ordem de manter o sistema com 50% da frota em horário de pico e 30% nos demais, também feito pelo TRT.

Quanto ao dissídio da classe, os metroviários aguardam a realização de uma nova audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília, para discutir o reajuste salarial junto à CBTU. 

Greve Geral

Diversos movimentos sindicais e políticos, como a Frente Povo Sem Medo e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) se mobilizaram por uma nova greve geral. Para a CUT, a cruzada de braços ocorrida no último 28 de abril foi "a maior da história". Até então, a última mobilização parecida havia sido em 1996 e 1989.

Últimas notícias