Manifestação

Índios protestam contra Governo Temer nos dois sentidos da BR-101

Manifestação reúne centenas de indígenas

JC Trânsito
Cadastrado por
JC Trânsito
Publicado em 27/10/2016 às 8:01
Rafaela Gonçalves/Cortesia
Manifestação reúne centenas de indígenas - FOTO: Rafaela Gonçalves/Cortesia
Leitura:

Um protesto organizado por índios interditou o trânsito nos dois sentidos da BR-101, nas imediações do Hospital das Clínicas, no bairro da Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, na manhã desta quinta-feira (27). A interdição começou por volta das 7h10 e foi encerrado por volta das 10h30, deixando o trânsito bastante complicado. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação gerou 10 km de congestionamento.

Reivindicações

Segundo Carmen Pankararu, integrante da manifestação, várias lideranças estavam reunidas para se mobilizar contra o governo Temer. Segundo ela, as reivindicações são diversas. "Desde o início do governo Temer que as ações vão de encontro com a Constituição Federal e prejudicam os povos indígenas.Queremos maior qualidade de vida, marcação de nossas terras e uma política de saúde fortalecida", declarou.

Segundo Carmen, não só em Pernambuco, mas por todo o país a comuinidade indígena se mobiliza. Entre os questionamentos do movimento estão a PEC 241, conhecida como PEC do Teto dos Gastos Públicos, e o fortalcimento das Secretarias Especiais de Sáude Indígena. "Nossa forma de fazer saúde é diferenciada, precisamos estar muito articulados com o Governo Federal para manutenção das nossas conquistas", argumentou.

O grupo encaminhou um documento ao Ministério Público e uma reunião oficial ficou marcada para a sede do órgão, mas ainda sem data definida. Outro encontro foi acordado para discutir sobre os questionamentos dos manifestantes, em Serra Talhada, no dia 9 de novembro.

O ato foi pacífico e não contou com barricadas para conter o fluxo de veículos. No vídeo, motoristas desviam pelo sentido oposto da rodovia antes de chegar ao bloqueio para fugir do congestionamento:



Últimas notícias