Espaço Ciência

Espaço Ciência apresenta programação para a Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente do Espaço Ciência, no Complexo Salgadinho, tem início na próxima segunda-feira, 5 de junho

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 02/06/2017 às 11:39
Foto: Espaço Ciência/Divulgação
A Semana do Meio Ambiente do Espaço Ciência, no Complexo Salgadinho, tem início na próxima segunda-feira, 5 de junho - FOTO: Foto: Espaço Ciência/Divulgação
Leitura:

O Espaço Ciência convida a população para participar de oficinas, atividades, trilhas, passeios de barco e experimentos que serão oferecidos pelo museu a partir da próxima segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas visitem o museu, localizado no Complexo Salgadinho, em Olinda, durante a Semana do Meio Ambiente.

Vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, o Espaço Ciência funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta; e das 13h30 às 17h nos fins de semana. Para grupos de mais de dez pessoas, a visita deve ser agendada pelo telefone (81) 3241-3226.

"Construímos uma programação que convida o visitante a refletir sobre a maneira como ele se relaciona com o ambiente que o cerca", declara Fabiana do Carmo, da Gerência de Meio Ambienete e Manguezal do museu. Em 2017, o tema proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Semana do Meio Ambiente é Conectando as Pessoas com a Natureza.

Representantes dos povos índigenas da etnia Fulni-ô, do município de de Águas Belas, no Agreste do Estado, participarão de atividades da Semana do Meio Ambiente do museu. Eles conversarão com os visitantes sobre a relação que mantêm com os recursos naturais e venderão peças de artesanato de fabricação própria.

"Para confeccionar as peças artesanais, eles utilizam materiais retirados da natureza. No entanto, existe todo um cuidado na extração desses recursos", afirma Fabiana do Carmo.

OFICINAS

Durante a Semana do Meio Ambiente, os monitores do museu oferecerão oito oficinas temáticas, mostrando alternativas para uso de água e energia de forma sustentável, o chuveiro que desliga automaticamente quando não está sendo usado e o gerador de energia que funciona a partir da separação das moléculas da água.

Em outra oficina, os visitantes aprenderão a obter, a partir de plantas, matéria-prima para uso farmacêutico, como chás e repelentes. Há, ainda, oficinas sobre reutilização de água, sobre chuva ácida e sobre a relação entre Chico Science e o ecossistema do mangue.

Além disso, os visitantes poderão desfrutar das atividades promovidas pelas instituições parceiras: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS), CPRH, Greenpeace, UFPE Campus Caruaru e Indústrias ASA.

PASSEIOS E TRILHAS

Os passeios de barco e a Trilha Ecológica, atrações permanentes do museu, ganham reforço na Semana do Meio Ambiente. O barco, movido à energia solar, conduz o visitante por um passeio pelos 20 mil metros quadrados do Manguezal Chico Science, ecossistema que abriga peixes, caranguejos e aves, entre outras espécies.

Enquanto isso, a Trilha Ecológica abre passagem por uma casa de vegetação, um formigueiro gigante e o píer do manguezal, com vista para o mangue.

Ao longo da Semana do Meio Ambiente, numa parceria com a Fundação Marista, o Espaço Ciência se transforma em um Ecoponto para recebimento de doação de sucata eletrônica. O material coletado será levado ao Centro de Recondicionamento de Computadores – projeto da Fundação Marista que garante o reaproveitamento de peças classificadas como obsoletas.

Últimas notícias