Chuva

Apac emite alerta de chuva para o Grande Recife nesta quarta-feira

O novo alerta de chuva da Apac também é válido para as Zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 11/04/2017 às 19:11
Foto: Guga Matos/JC Imagem
O novo alerta de chuva da Apac também é válido para as Zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Moradores do Grande Recife e da Zona da Mata enfrentarão chuva de intensidade moderada a forte nesta quarta-feira (12), semelhante à precipitação registrada na terça-feira (11) nas duas regiões. Pelo menos é essa a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em boletim meteorológico publicado no site da autarquia às 17h da terça-feira (11) e válido até esta quarta-feira (12).


A chuva de terça-feira provocou alagamentos, congestionamentos no trânsito e queda de árvores na capital pernambucana. O maior índice, de acordo com a Apac, chegou a 60 milímetros na estação portuária do Recife, quantidade acumulada das 17h da segunda-feira (10) às 17h da terça-feira (11). “Choveu 20% do que é esperado para o mês de abril”, declara o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo.


Ele informa que a média histórica de chuva do mês de abril, na cidade do Recife, é de 326 milímetros. A precipitação da terça-feira e a chuva prevista para esta quarta-feira (12), esclarece Fabiano Prestrelo, são consideradas normais para o atual período do ano. Abril, tradicionalmente, é o primeiro mês chuvoso na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata e no Agreste.


Os 60 milímetros de chuva foram suficientes para alagar a Rua Tupinambás, em Santo Amaro, bairro da área central do Recife; trechos da Avenida Domingos Ferreira, no Pina e em Boa Viagem, na Zona Sul; ruas transversais à Domingos Ferreira, como a Tenente João Cícero e a José Trajano; e a Avenida Conselheiro Aguiar, nas imediações da Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem.


Com a pista molhada, o trânsito ficou lento, provocando retenção de tráfego nas Zonas Norte e Sul da cidade. Em várias ruas, sacos de lixo acumulados durante a greve promovida pelos garis no último fim de semana boiavam na água. “Moro aqui há 66 anos e toda vez que chove a rua alaga”, diz Gilberto Barbosa de Oliveira, sobre a Rua Tupinambás.


“Se a prefeitura limpasse as canaletas com mais frequência, as vias não ficariam alagadas nos dias de chuva”, comenta Nadilson Ferreira da Silva, funcionário de um estacionamento na esquina da Avenida Domingos Ferreira com a Rua Tenente João Cícero. “A prefeitura não faz a parte dela e o povo não contribui. O lixo jogado na rua vai parar na canaleta.”

RESPOSTA


Em sua defesa, a prefeitura afirma que a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) está empenhada em diminuir os pontos de alagamento. Na terça-feira, foram usados três caminhões jatos para fazer a sucção da água nos principais pontos de acúmulo. O município garante, ainda, que concluiu a limpeza de 26 canais de drenagem e está fazendo a limpeza de outros nove canais.


A Central de Atendimento da Defesa Civil do Recife recebeu 34 solicitações para colocação de lonas plásticas em encostas, segunda-feira (10) e terça-feira (11). Nesse período, registrou queda de árvores na Rua Barão de São Borja (Boa Vista), Rua Francisco da Cunha (Boa Viagem) e Rua Pedro Afonso (Santo Amaro).


A Defesa Civil está em alerta e pode ser acionada pela população pelo número telefone 0800 081 3400. A ligação é totalmente gratuita e a Central de Atendimento funciona 24 horas. Solicitações relacionadas a árvores em vias públicas podem ser realizadas pela Central 156.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)  avisa que a chuva registrada nos últimos dias não alterou o nível das barragens de abastecimento de água na região metropolitana.

Últimas notícias