Fuga em massa

Polícia recaptura oito fugitivos da Funase de Vitória de Santo Antão

Rebelião aconteceu na tarde dessa sexta (24), na unidade de Pacas. Um interno foi morto durante a confusão na Funase e teve o corpo carbonizado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/03/2017 às 11:43
Diego Nigro/JC Imagem
Rebelião aconteceu na tarde dessa sexta (24), na unidade de Pacas. Um interno foi morto durante a confusão na Funase e teve o corpo carbonizado - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Dos 32 socioeducandos que fugiram durante uma rebelião registrada na tarde dessa sexta-feira (24), no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata, oito já foram recuperados pela Polícia Militar. Segundo informações da assessoria da Funase, quatro foram recuperados até as 22h da sexta e os restantes na manhã deste sábado (25). No motim, um interno foi morto durante a confusão após ser esfaqueado e depois teve o corpo carbonizado, que foi encaminhado ao IML do Recife. A Funase se colocou à disposição da família do jovem para prestar apoio psicossocial.

A PM foi acionada por volta das 15h de sexta (24) e realizou buscas nos municípios em busca dos fugitivos, que, conforme a polícia, estavam espalhados por diversas regiões em pequenos grupos. De acordo com agentes socioeducativos, a briga começou após uma rixa interna entre grupos rivais de dentro da Case. A confusão se iniciou no Bloco B, se espalhando depois para o Bloco A da unidade. Alguns internos se aproveitaram da confusão e fugiram através de um buraco feito no muro do Bloco B da instituição. No momento da rebelião, a Funase contava com 9 agentes. De acordo com informações da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), a unidade atualmente tem capacidade para atender 72 jovens.

Rebeliões na Funase

No último domingo (19), outra rebelião foi registrada na Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) do município de Abreu e Lima, no Grande Recife. Na ocasião, outro socioeducando foi morto durante confronto. Policiais do 21º Batalhão da Policia Militar informaram ainda que uma rebelião, ocorrida há dois dias, resultou em uma tentativa de homicídio também no Case de Vitória de Santo Antão.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Funase nesta sexta (24) sobre a rebelião:

Depois de uma rebelião ocorrida na tarde de hoje (24-3-17), na unidade da Funase de Pacas, em Vitória de Santo Antão, zona da Mata de Pernambuco, 32 internos conseguiram escapar por um buraco feito no muro do bloco B da instituição. Houve registro de uma morte. Dos 32 fugitivos, 04 já foram recapturados pela PM.

O jovem morto por outros internos ainda não foi identificado. A Corregedoria da Funase está em Pacas investigando as causas da rebelião. A unidade de Pacas abriga jovens entre 15 e 16 anos.

Pacas tem capacidade para 72 internos e enontrava-se com 61 socioeducandos no momento da fuga.

A PM está fazendo buscas nas redondezas com o objetivo de recuperar os outros 28 fugitivos restantes.

Últimas notícias