SOLIDARIEDADE

Lar de idosas na Zona Norte pede ajuda

A casa sobrevive de doações e conta com apenas quinze funcionários. Todo o resto da equipe é voluntária.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/10/2016 às 21:00
Foto: Ashlley Melo/ JC Imagem
A casa sobrevive de doações e conta com apenas quinze funcionários. Todo o resto da equipe é voluntária. - FOTO: Foto: Ashlley Melo/ JC Imagem
Leitura:

“Eu tinha muita vontade de me tornar uma pessoa humilde e sempre gostei dessa casa e do nome daqui. Casa dos Humildes. Vim para cá contra a vontade da minha família. Todos ficaram zangados, mas eu gosto daqui demais”, essa é a declaração da Irene Elsa dos Santos, de 85 anos, sobre a casa azul de número 110 da rua Henrique Machado, no bairro de Santana, Zona Norte do Recife.

Fundada em 02 de maio de 1965, a Associação Espírita Casa dos Humildes abriga e atende idosas de todos os tipos, oferecendo moradia, alimentação, atendimento médico e psicológico, além de um ambiente harmonioso e pacífico. Atualmente, 24 senhoras moram no local.

A casa sobrevive de doações e conta com quinze funcionários, entre eles técnicos de enfermagem, cuidadores, cozinheira, lavadeira e auxiliares de serviços gerais. Todo o resto do pessoal é voluntário. Desde os médicos, que atendem as idosas semanalmente e em diversas especialidades, até quem trabalha na administração do local. O único propósito da associação é oferecer um verdadeiro lar para essas mulheres.

E foi isso que Dona Maria Rita Soares, 85, encontrou por lá. “Logo de ínicio, eu não queria vir para cá não. Meu filho morreu e o Ministério Público disse que eu não podia mais ficar em casa. Eu briguei muito porque não queria sair da minha casa, mas hoje eu gosto daqui. Todo mundo aqui é meu amigo”, afirma. As idosas participam diariamente de atividades promovidas por voluntários, como yoga e bingo.

Mas isso está ameaçado desde abril deste ano. Segundo Albonise de França, presidente da associação, o local não conseguiu o atestado de regularidade de funcionamento do Corpo de Bombeiros e vem correndo o risco de fechar as portas. Uma série de exigências foi feita pela corporação e todas são possíveis de serem resolvidas, exceto uma: a rampa de acesso aos andares mais altos.

“Eles dizem que a rampa é muito íngreme, o que é verdade. Mas nós temos uma limitação de espaço aqui, não temos como mexer na estrutura dessa rampa. A única saída é a instalação de um elevador. Quando o prédio foi construído, esse espaço já foi deixado, porém, nós não temos o dinheiro para colocar o equipamento”, afirma Euckles Ramos, diretor de patrimônio da Casa dos Humildes.

Segundo ele, a instalação do elevador deve custar entre 60 a 70 mil reais. E enquanto não conseguem arrecadar a quantia, os dias vão passando e a apreensão aumenta. “Nossa maior preocupação é com as idosas.. Precisamos estar dentro da lei para garantir que a casa continue funcionando e que ela continuem aqui. Se isso fechar, o que acontece com elas? A gente precisa pensar nisso, muitas delas não tem para onde ir”, completa a presidente.

DOAÇÕES

Para atingir o objetivo, a associação está arrecadando doações de qualquer valor, através da poupança da Caixa Econômica Federal (agência do Shopping Plaza Casa Forte), número 25.107-2, ag. 0651-3, op: 013. Caso alguém vá doar através de transferência bancária, é importante saber que a conta está cadastrada no nome da Associação Espírita da Casa dos Humildes, CNPJ: 11.133.311/0001-45. 

Doações de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene pessoal também são sempre muito bem-vindos para a instituição. Outra coisa que sempre é aceita é tempo e amor. Quem puder e/ou quiser visitar o local, pode ir durante a tarde, a partir das 14h. Para saber mais sobre o trabalho da Casa dos Humildes, é possível acessar o site www.casadoshumildes.com, ou entrar em contato através do telefone, (81) 3268-3954.

Contato

Associação Espírita Casa dos Humildes
Endereço: Rua Henrique Machado ,110, Santana, Recife - PE
Telefone: (81) 3268-3954

Dados Bancários
Banco: Caixa Econômica Federal (Agência do Shopping Plaza Casa Forte)
Número 25.107-2
Ag. 0651-3
Op: 013 (Conta poupança)
Titularidade: Associação Espírita da Casa dos Humildes
CNPJ: 11.133.311/0001-45

Últimas notícias