Mobilidade

Recife vai requalificar 10,9 quilômetros de calçadas este ano

Edital para esta primeira de dez etapas foi lançado nesta terça

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 23/08/2016 às 18:05
Fernando da Hora/JC Imagem
Edital para esta primeira de dez etapas foi lançado nesta terça - FOTO: Fernando da Hora/JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura do Recife lançou, na tarde desta terça-feira (23), edital para requalificar 10,9 quilômetros de calçadas em 12 vias da cidade. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no prazo máximo de 90 dias, com investimentos de R$ 11 milhões. Esta é a primeira etapa de um projeto de requalificação de 134 quilômetros de calçadas e mais 56,3 mil m² de largos, que tem aprovados recursos de R$ 105,3 milhões do PAC Pavimentação e que foi divulgado em 2013, com previsão de um ano para conclusão.

 


 

“Vivenciamos por muito tempo um modelo que priorizava o transporte motorizado individual e esta é uma nova forma de pensar os deslocamentos no Recife. As calçadas conectam toda a rede de transporte e este é  mais um importante passo na direção de uma mudança na lógica da mobilidade urbana”, disse o secretário de Planejamento Urbano do Recife, Antonio Alexandre.

 

Ao todo, serão 114 ruas e 12 largos divididos em áreas estratégicas da cidade e contemplando todas as Regiões Político Administrativas (RPAs).  “Há três anos esperamos por este momento. Captamos recursos e agora é o momento de fazer uma transformação grande nas calçadas da cidade. O caminho é longo, mas é um passo definitivo. Fizemos escolhas estratégicas. São corredores com grandes equipamentos públicos”, explicou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga.

 

A presidente Empresa de Urbanização do Recife (URB), Norah Neves, detalhou o projeto. “A escolha das ruas foi feita seguindo diretrizes específicas. Cada rua foi estudada em detalhes e vamos requalificar as calçadas observando as particularidades, como no caso da Avenida Oliveira Lima. Vamos nivelar a rua com a calçada, proibir o estacionamento dos carros nos trechos em que as árvores estiverem ocupando o espaço dos pedestres e colocar balizadores para delimitar o novo percurso. Vamos garantir acessibilidade para todos os passantes e a preservação de árvores antigas e calçadas históricas”, concluiu a gestora.

 

As vias foram divididas em dez lotes e a perspectiva é licitar o segundo ainda este ano, contemplando corredores como as avenidas Rosa e Silva, Rui Barbosa e João de Barros. Além da recuperação do piso, serão realizadas soluções com rampas de acessibilidade, percursos legíveis, preservação dos passeios históricos, paisagismo, entre outras melhorias. O objetivo é garantir o conforto, a segurança do pedestre ao caminhar e a conectividade com a rede de transporte público.  A pavimentação dos passeios será feita em concreto moldado in loco e bloco intertravado, respeitando as características de cada rua. 

 

As primeiras vias beneficiadas são: Avenida Oliveira Lima (Soledade); Avenida Mário Melo (Santo Amaro); Estrada do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus e Rua Carlos Gomes (Cordeiro); Ruas do Riachuelo, dos Coelhos e João Lira (Boa Vista); Rua Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira); Avenida Barão de Souza Leão (Boa Viagem); Ruas Augusto Calheiros e Santos Araújo (Afogados) e a Rua Maria Irene (Jordão). 

 

Últimas notícias