Mobilidade

Trânsito muda no cruzamento das avenidas Norte e Cruz Cabugá

Giros à esquerda serão proibidos nos dois sentidos, reduzindo uma das três fases dos semáforos

Margarette Andrea
Cadastrado por
Margarette Andrea
Publicado em 29/07/2016 às 8:47
Diego Nigro/JC Imagem
Giros à esquerda serão proibidos nos dois sentidos, reduzindo uma das três fases dos semáforos - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A primeira de uma série de sete intervenções a serem implantadas na circulação da Avenida Norte tem início neste sábado, com a proibição dos giros à esquerda no cruzamento com a Avenida Cruz Cabugá, nos dois sentidos, em Santo Amaro, área central do Recife. A medida tem o objetivo de dar maior fluidez ao tráfego nas duas vias, eliminando uma das três fases dos semáforos – a expectativa é de um aumento de 18% na velocidade – e vai alterar o itinerário de 12 linhas de ônibus.

Com as mudanças, quem sair de Olinda para o Bairro do Recife pela Avenida Cruz Cabugá não poderá mais entrar à esquerda na Avenida Norte, devendo passar o cruzamento e realizar o giro de quadra por qualquer uma das três ruas à direita. “De preferência, pela Rua Pedro Afonso, onde instalamos um semáforo na interseção com a Rua Treze de Maio. Não indicamos que os motoristas façam o giro pela Rua Frei Cassimiro, pois o trecho pode ficar imprensado”, destaca o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga.

Já quem estiver na Avenida Cruz Cabugá, no sentido Olinda, e quiser acessar a Avenida Norte no sentido subúrbio, deverá antecipar a entrada pela Rua Vinte e Quatro de Agosto, que passará a ser mão única e terá o estacionamento proibido nos dois lados. No final da via, parte do canteiro central da Avenida Norte foi removido pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e instalado um semáforo para possibilitar que os condutores dobrem à esquerda em direção ao subúrbio. 

As linhas de ônibus que faziam os giros, no percurso, seguirão o mesmo trajeto dos veículos particulares. Novas paradas de ônibus já foram implantadas na área e a ideia é poder segregar os BRTs que hoje se misturam aos coletivos convencionais. Importantes corredores viários de acesso ao Centro, a Avenida Norte tem fluxo de 53,5 mil veículos ao dia e a Avenida Cruz Cabugá, de 22 mil.

Outras mudanças até final do ano

De acordo com João Braga, ainda em agosto deve ser implementada a próxima intervenção, desta vez no cruzamento com a Praça Castro Alves (conhecida como Praça da Picanha, no Torreão). Com isso, os veículos que trafegam pela Rua Marechal Deodoro deixarão de entrar à esquerda na Avenida Norte, devendo cruzar a via para fazer o giro de quadra. 

Depois, será eliminada a conversão à esquerda no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos (Tamarineira). Para fazer o giro de quadra, os motoristas vão utilizar um trecho da via que está pronto há quase dois anos e fechado ao tráfego. As mudanças nos outros quatro cruzamentos ainda não foram divulgadas. “Até o final do ano deveremos ter concluído tudo”, observa o secretário. O serviço é feito em parceria com os empresários de ônibus.

 

arte-edit

Últimas notícias