PLANTAÇÃO

Jerimum gigante é colhido no Agreste de Pernambuco

Segundo agricultor, na mesma ramificação foram colhidos dois jerimuns de tamanho 'anormal'

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/07/2016 às 16:54
Foto: Marcos Silva/Divulgação
Segundo agricultor, na mesma ramificação foram colhidos dois jerimuns de tamanho 'anormal' - FOTO: Foto: Marcos Silva/Divulgação
Leitura:

Após cerca de sete meses de plantação orgânica, o agricultor José Edmilson Silva, 65 anos, colheu em sua propriedade, no Síto Alecrim, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, dois jerimuns que chegam a impressionar pelo tamanho. O maior, segundo afirmou, com 28 quilos e outro com 16 quilos foram tirados da sementeira na quarta-feira (20), pouco antes da ramificação morrer devido ao desgaste na absorvição de nutrientes para os frutos.

>>> Aposentado diz ter colhido limão de 3,1 quilos em Olinda

O agricultor disse nunca ter visto nada igual. "Eu fiquei surpreso com o tamanho, principalmente quando pesei. Não fiz nada de diferente, apenas plantei algumas sementes que ganhei, e com três meses o jerimum ficou maior do que o comum”, conta o agricultor admirado. Sobre o segredo para o cultivo, José Edmilson responde que não usou nenhuma técnica ou insumo, mas apenas de forma agroecológica alcançou a colheita. “Tudo é fruto da terra”, diz.

Na mesma terra, também há plantações de milho, laranja, macaxeira, banana, batata, chuchu e feijão. Pelo tamanho, o Jerimum atraiu a atenção de vizinhos, que mesmo acostumados com o trabalho em plantações, impressionaram-se com a colheita. “Tive um susto ao ver o tamanho. Há 40 anos trabalho na agricultura, mas nunca tinha visto um jerimum deste tamanho”, relata a agricultura Ivanilda Maria da Silva, 52.

Na propriedade, José Edmilson também tem uma criação animal com suínos e bovinos. “Tudo o que tenho aqui é para meu próprio consumo, dos meus familiares e vizinhos. Tudo vem da agricultura familiar”, afirmou o agricultor.

Últimas notícias