Solidariedade

Hemope tem queda de 96% no número de doação de sangue

Com a chegada das festas de fim de ano e férias, doações caem e Hemope apela para solidariedade da população

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/12/2015 às 8:07 | Atualizado em 03/01/2023 às 9:49
Foto: Guga Matos /JC Imagem
Com a chegada das festas de fim de ano e férias, doações caem e Hemope apela para solidariedade da população - FOTO: Foto: Guga Matos /JC Imagem

Festas, férias e viagens são bem comuns nos meses de dezembro e janeiro. Em consequência, o número de doações de sangue registra queda em todas as unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) do Estado. Em um dia normal, cerca de 400 pessoas procuram o posto do Hemope da capital pernambucana, localizado na Rua Joaquim Nabuco, nas Graças, Zona Norte do Recife, mas no último dia 25, por exemplo, apenas 15 pessoas se dispuseram a doar. A redução representa uma queda de 96,25% das doações.

Com a queda da procura, os estoques dos tipos sanguíneos A, positivo e negativo, O positivo, além dos B e AB positivos já apresentam situação crítica. A situação é considerada de alerta no estoque do O negativo e apenas os tipos B e AB negativos são considerados estáveis. Para estabilizar o banco de sangue, o Hemope pede que as pessoas reservem uns minutos desse período de férias para doar. "É um processo simples, que dura entre 15 e 20 minutos. Nós precisamos lembrar que não tem época para se adoecer e a gente precisa estar sempre a postos para ajudar os pacientes", explicou a diretora de hemoterapia do Hemope, Ana Fausta Cavalcanti.

A diretora de hemoterapia do Hemope garante que todo o processo é seguro."A doação é um ato de solidariedade e amor ao próximo. E pedimos que as pessoas que estão saudável, pesam mais de 50 Kg e possuem entre 16 e 69 anos sigam ao Hemocentro para doação", explicou Ana Fausta. Vale lembrar que os menores de 18 anos precisam ir acompanhados de um responsável para autorizar a doação.

O setor de coleta funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 da às 18h30 no Hemope.  Também é possível agendar a doação pelo 0800 081 1535. A unidade da Fundação da capital pernambucana funciona na Rua Joaquim Nabuco, número 171, no Bairro das Graças, Zona Norte do Recife.


Últimas notícias