Festa de Pentecostes reúne milhares de católicos no Recife

Abertura do evento ocorreu às 8h. Pouco antes das 17h, dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, iniciou uma missa para encerrar os festejos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 24/05/2015 às 18:58
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Abertura do evento ocorreu às 8h. Pouco antes das 17h, dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, iniciou uma missa para encerrar os festejos - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Milhares de cristãos de todas as idades e regiões de Pernambuco celebraram neste domingo (24), no Recife, a Festa de Pentecostes, que este ano teve o tema “Somos Igreja a serviço da paz e da esperança”. A data representa o fim do período pascal para os católicos e, nos vários locais em que foi festejada simultaneamente, foi marcada por momentos de louvor, fé e oração em cerca de 10 horas de programação.

A abertura do evento ocorreu às 8h, com a Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) 2015. Grupos de jovens se reuniram para debater a mensagem do Evangelho em quatro locais distintos (Igreja do Santíssimo Sacramento, da Santa Cruz, de Nossa Senhora da Soledade e quadra do Colégio São José) e, em seguida, seguiram para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

No santuário os fiéis foram acolhidos pelo presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude, padre Antônio Gomes, e pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Após estas atividades religiosas, os fiéis fizeram uma pausa para o almoço e retomaram a celebração em uma caminhada animada pela banda Tribo de Jacó até o Cais da Alfândega. Já no Bairro do Recife, por volta das 14h, shows com padres cantores animaram aqueles que ainda resistiam à maratona de louvor. Se apresentaram nomes como frei Damião Silva e padre João Carlos.

O funcionário público Zauby Ferreira, 50 anos, e a pedagoga Izamara Barbosa, 50, chegaram ao cais por volta das 13h. O casal mora em Olinda, mas frequenta a Basílica de Nossa Senhora d o Carmo, no Centro do Recife, e faz parte do coral da Santa Casa de Misericórdia. Para eles, a Festa de Pentecostes é um momento de união para a comunidade cristã.

“Esta data é de grande importância para os católicos, pois temos a oportunidade de nos reunir em torno do que ensinou Nosso Senhor Jesus Cristo. Me emociono demais com situações como essa. Já chorei um bocado aqui”, relatou Zauby. 

Pouco antes das 17h, dom Fernando iniciou uma missa para encerrar os festejos. O bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto, e padres de diversas paróquias da Região Metropolitana participaram da solenidade.

Últimas notícias