estado de saúde

Surfista vítima de possível ataque de tubarão em Olinda passa por cirurgia

Diego Gomes Mota estava surfando quando sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda, provocada por mordida

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 31/03/2015 às 17:48
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Diego Gomes Mota estava surfando quando sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda, provocada por mordida - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

O jovem Diego Gomes Mota, 23 anos, vítima de possível ataque de tubarão, no início da tarde desta terça-feira, na Praia de Del Chifre, em Olinda, passa por cirurgia. O procedimento está sendo realizado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, para onde o rapaz foi transferido após ser atendido na UPA de Olinda. Diego sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda, no local da mordida. O Corpo de Bombeiros e o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informaram que o jovem foi mordido por um animal marinho, mas só poderão confirmar se foi um tubarão após perícia.

Segundo nota enviada pelo Hospital Miguel Arraes, o "paciente entrou no bloco às 15h20 e a cirurgia foi encerrada às 17h45. Diego ainda encontra-se no repouso, aguardando alta da anestesia." Antes da cirurgia, Diego foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por bombeiros, pesquisadores do Cemit e médicos. O jovem esteve consciente e orientado durante o atendimento. Ainda esta noite, ele deve ser transferido para a enfermaria, no 5º andar do Hospital Miguel Arraes. "O paciente está consciente e seu estado de saúde é considerado muito bom, entretanto, ainda não há previsão de alta", diz a nota.

A informação inicialmente repassada à imprensa, no início da tarde de hoje, pelo Coronel Valdy Júnior, comandante do Grupamento Bombeiros Marítimo (GBMar) era de que um jovem foi atacado por um tubarão. No fim da tarde, a assessoria dos Bombeiros e o presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), coronel Clóvis Ramalho, disseram que só é possível confirmar o ataque após perícia do Instituto de Medicina Legal (IML).

Se confirmado, este será o 60º caso desde que os ataques foram contabilizados pelo Estado, em 1992.

Diego estava surfando com o seu irmão e mais dois amigos no início da tarde desta terça (31) quando sentiu a mordida do animal em sua perna. Diego lutou com o animal, que o soltou e impediu que o ataque tivesse maiores consequências. O seu irmão o ajudou a se desvencilhar do tubarão.

O jovem praticava surfe em área proibida por Decreto Estadual. Segundo os Bombeiros, há restrição em 32 quilômetros de orla. Ao longo do litoral, há 100 placas distribuídas e 60 guarda-vidas.

"Em análise prévia do Cemit, do Corpo de Bombeiros e da equipe médica não foi conclusivo que o ferimento seja decorrente de ataque de tubarão. Foi solicitado uma análise pericial por especialista do IML", diz nota publicada no perfil oficial dos Bombeiros no Facebook.

Últimas notícias