CELEBRAÇÃO

Coleta seletiva é tema da Semana do Meio Ambiente no Recife

Em Paulista, as comemorações incluem a transformação de 60 hectares de vegetação em área de preservação

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 03/06/2017 às 19:00
Foto: Jardim Botânico do Recife/Divulgação
Em Paulista, as comemorações incluem a transformação de 60 hectares de vegetação em área de preservação - FOTO: Foto: Jardim Botânico do Recife/Divulgação
Leitura:

A coleta seletiva é o tema da Semana do Meio Ambiente do Recife, que será aberta neste domingo (4), às 9h, no Jardim Botânico do Recife. Entre os destaques da programação estão o lançamento de um aplicativo e de dois concursos, um de fotografia e outro de práticas sustentáveis em órgãos públicos municipais, além da implantação de 12 pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos na cidade.

Este ano haverá atividades no Jardim Botânico do Recife e no Econúcleo Jaqueira e um estande no Shopping RioMar. Participam da iniciativa as Secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), de Educação e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O estande do RioMar vai funcionar da segunda (5) ao domingo (11), no horário do shopping: das 9h às 22h. O espaço terá dados sobre a coleta seletiva, atualmente realizada em 62 bairros por sete caminhões, sendo cinco do tipo baú, além de um munck e um gaiolão que realizam a coleta por doação.

A exposição detalha a composição dos materiais recicláveis e o tempo que levam para se decompor. “Os painéis informam também a origem e destino final, tanto do lixo comum quanto do reciclável e, sobretudo, de que forma as pessoas podem contribuir com a coleta seletiva”, explica Maurício Guerra, secretário executivo de Meio Ambiente do Recife.

Para estimular a participação da população nesse processo, serão distribuídos ímãs de geladeira orientando como separar o lixo em casa. No ímã, há o número da Emlurb (156). A autarquia coleta lixo reciclável em domicílio e mantém 67 Ecopontos, para a entrega voluntária de embalagens vazias de vidro, papel, plástico e metais, e 8 Ecoestações, que recebem resíduos da construção civil (com limite de 1 m³ por dia), móveis velhos e também recicláveis.  

ELETROELETRÔNICOS

 Agora, a Prefeitura do Recife vai dispor de 12 pontos de coleta de lixo eletroeletrônico. Esses locais captarão computadores (PCs e notebooks), monitores e telas LCD, teclados, telefones celulares, estabilizadores e nobreaks, fios e cabos elétricos. 

APLICATIVO

 O nome do novo APP é ecoRECicle. Pode ser baixado em aparelhos celulares pelo Google Play/Play Store. Além dos 12 pontos de coleta de lixo eletroeletrônico, indica no mapa onde levar os resíduos que a Emlurb ainda não recebe, como medicamentos, lâmpadas, pneus, pilhas e baterias, eletrodomésticos, entre outros itens.

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

 “Coleta seletiva e as águas da cidade” é o tema do concurso, destinado a - estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal do Recife. As inscrições ocorrem de 5 de junho a 15 de setembro de 2017, pelo email [email protected]. Os três primeiros colocados receberão, cada um, um Smartphone. 

CONCURSO A3P

O Prêmio A3P tem por finalidade o reconhecimento do mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público municipal do Recife na promoção e na prática da Agenda Ambiental na Administração Pública-A3P. Os participantes devem adotar três temáticas: gestão de resíduos, uso/manejo sustentável dos recursos naturais e inovação na gestão pública. O período de inscrição é de 5 de junho a 27 de outubro de 2017. Os primeiro, segundo e terceiro colocado receberão troféus e o Certificado de Boas Práticas de Sustentabilidade-Prêmio A3P. A Comissão A3P vencedora receberá apoio para participar do Fórum Nacional de A3P que ocorrerá em Brasília em 2019.

PAULISTA

Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, as comemorações também iniciam na segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, e vão até a sexta-feira (9). A prefeitura realiza ciclos de palestras na Faculdade Joaquim Nabuco e estará com uma programação especial também no shopping Paulista North Way. 

Além disso, a semana também será marcada pela assinatura do decreto que transforma uma área verde localizada na Estrada de Porto Arthur, em Maranguape, na Floresta Urbana dos Maranguapes, garantindo a preservação das espécies animais e vegetais.

Últimas notícias