Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente do TJPE terá oficina de horta urbana

Atividades da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Tribunal de Justiça são abertas ao público

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 02/06/2017 às 17:34
Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Atividades da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Tribunal de Justiça são abertas ao público - FOTO: Foto: Ashlley Melo/JC Imagem
Leitura:

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inicia na próxima segunda-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente,  a 9ª Semana do Meio Ambiente da instituição. Até o dia 9 de junho serão realizadas diversas atividades abertas ao público, com o tema “Somos todos um: A Sustentabilidade e o Poder Público.

A abertura oficial está programada para as 10h da terça-feira (6/6), na Rua Moacir Baracho, área externa do Edifício Paula Baptista, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Participam do evento representantes do Judiciário estadual e da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A Semana do Meio Ambiente é promovida pelo Núcleo de Sustentabilidade do TJ pernambucano.

Em 6 de junho, o público terá a oportunidade de participar de oficinas de horta urbana e de pintura interativa; receber orientações sobre o descarte correto de resíduos sólidos; conhecer alimentação vegana; além de acompanhar feiras de artesanato e de produtos orgânicos com feirantes da Associação dos Produtores Agroecológicos e moradores das comunidades de Marrecos e Imbé, do município de Lagoa de Itaenga, no interior do Estado. Os servidores do Núcleo do TJPE também irão distribuir mudas de plantas.

Na oficina de horta urbana da Semana do Meio Ambiente do TJPE,  biólogos do Projeto Sustentari vão ensinar técnicas para criação e manutenção de uma horta em casa. Os participantes da oficina também poderão fazer um curso de horta suspensa. Quem deseja participar deve trazer duas garrafas plásticas (PET); os demais materiais serão fornecidos pelo Núcleo de Sustentabilidade.

Também será realizada oficina de exposição e pintura, com o artista plástico André Soares, do Movimento Catamisto. Ele vai trabalhar com técnicas utilizando materiais descartados e fará exposição de sua produção artística, no Centro Cultural Cícero Dias, na Secretaria da Fazenda, em frente ao Paula Baptista.

COLETA SELETIVA

Durante toda a Semana do Meio Ambiente, de 5 a 9 de junho, estações de coleta de resíduos estarão instaladas no Edifício Paula Baptista e no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. Serão sete coletores onde as pessoas poderão deixar pilhas, baterias, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, medicamentos vencidos, vidro, metal, maquiagem, esmaltes, perfumaria, esponjas domésticas, plástico, papel, papelão e até livros que não servem mais para uso.

A ação é realizada pelo Comitê Ecos de Pernambuco, formado pelas seguintes instituições: TJPE, Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Últimas notícias