Religião

Devotos celebram o dia de São Francisco, padroeiro da ecologia

Haverá programação neste domingo (4) em conventos do Recife e de Olinda. Jardim Botânico promove palestra

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 03/10/2015 às 14:01
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Haverá programação neste domingo (4) em conventos do Recife e de Olinda. Jardim Botânico promove palestra - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

O dia de São Francisco, padroeiro da ecologia, é comemorado domingo, 4 de outubro, com celebrações religiosas em igrejas, palestra no Jardim Botânico do Recife, bênção de animais e distribuição de mudas de árvores para devotos do santo.

No Sítio Histórico de Olinda, os frades do Convento de São Francisco já abençoaram os bichos numa cerimônia neste sábado (3) pela manhã, e convidam a população para o encerramento da festa domingo (4) com missa a partir das 8h. Depois, haverá roda de ciranda, maracatu e a entrega das mudas de ipê, mandacaru, cacto e outras espécies.

Isabela e Terezinha Lima levaram a cadela para agradecer pela saúde do animal. Aos 13 anos de idade, Mel sofre de diabetes e perdeu a visão. “O veterinário disse que ela iria morrer, mas pedi a São Francisco e Mel está bem”, diz Terezinha Lima. Além da bênção, os frades levaram os visitantes para conhecer a fonte secular do convento.

Enquanto isso, o Convento de Santo Antônio, no Centro do Recife (Rua do Imperador Dom Pedro II), recebe o público a partir das 14h do dia 4. A programação começa com encenação teatral, cânticos, apresentação da vida de São Francisco de Assis (1181-1226) e bênção dos animais. A missa, com dramatização da Oração de São Francisco, será às 17h.

O Jardim Botânico do Recife, no Curado (Km 7,5 da BR-232), bairro da Zona Oeste da cidade, promove a palestra São Francisco: Um ambientalista do século 13. Quem conduz o debate, a partir das 10h30, é o frade Sinésio Araújo, representante da Ordem Franciscana do Nordeste. A entrada é gratuita.

OLINDA

Artesãos da cidade de Olinda, organizações não-governamentais e a prefeitura também participam dos eventos deste sábado (3), com exposição no claustro do Convento de São Francisco, até as 11h. “Parte deles continua expondo amanhã (4)”, diz frei Bruno Santana.

A Associação de Apicultores e Meliponicultores de Pernambuco (Apime) levou uma colmeia de abelhas nativas brasileiras, insetos sem ferrão e que produzem diversos tipos de mel. A abelha rainha do grupo, com a barriga grande e branca, difícil de ser vista, pôde ser contemplada.

Representantes da empresa Asa aproveitaram a oportunidade para divulgar o programa de coleta seletiva de óleo de cozinha. E o Centro de Educação Ambiental do Bonsucesso apresentou os projetos sustentáveis da instituição, como reciclagem, compostagem e a biblioteca com enfoque ambiental.

Últimas notícias