Água da Transposição do Rio São Francisco chega a Monteiro, na Paraíba

A cidade aguarda a chegada do presidente Temer para solenidade de inauguração do Eixo Leste da Transposição
JC Online e ABr
Publicado em 10/03/2017 às 12:10
A cidade aguarda a chegada do presidente Temer para solenidade de inauguração do Eixo Leste da Transposição Foto: Foto: Jamildo Melo/NE10


As águas do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco já chegaram em Monteiro, na Paraíba, para alegria dos moradores que sofrem com a seca. Agora, a cidade aguarda a visita do presidente Michel Temer, nesta sexta-feira (10), para solenidade de inauguração desta fase do projeto. O clima é de tranquilidade por lá e a segurança está reforçada por policiais militares e federais.

Segundo moradores, na tarde dessa quinta-feira (9) já foi feito um teste e as águas foram liberadas de uma comporta localizada em um sítio a quatro quilômetros de Monteiro.

No local, a bibliotecária Dista Maranhão agradeceu ao ex-presidente Lula pela obra. "Eu sou muito grata pelo que Lula fez por nós aqui em Monteiro, em todo o nordeste, porque vai atingir todos os lugares que mais sofreram nesse mundo.  Eu moro em uma fazenda que nunca choveu, mas agora a água vai chegar e a gente vai fazer irrigação".

Para o motorista Ernani, a conclusão desta etapa da transposição "é um sonho se realizando". "Os monteirenses estão muito felizes, na expectativa pela chegada das águas do Velho Chico para matar a sede dos nordestinos. É uma satisfação imensa", afirmou.

Conclusão do Eixo Norte da Transposição do São Francisco beneficia 12 milhões de nordestinos

Na quinta-feira (9), o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, disse que a celeridade na transposição mostra a prioridade dada pelo governo ao desenvolvimento do Nordeste. Além de prometer entregar as obras do Eixo Norte até o fim do ano, o Planalto voltou a defender o diálogo e a pacificação do país.

A conclusão do Eixo Norte beneficia 12 milhões de nordestinos. Obra levará água a municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

TAGS
transposição
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory