Governo estuda contratar consultoria para o Pacto Pela Vida

Secretário Alessandro Carvalho citou, ainda, que maio deve ser o primeiro mês com queda de homicídios em 12 meses
Mariana Araújo
Publicado em 20/05/2015 às 18:35
Secretário Alessandro Carvalho citou, ainda, que maio deve ser o primeiro mês com queda de homicídios em 12 meses Foto: Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem


O governo do Estado estuda contratar uma consultoria para analisar as ações do Pacto Pela Vida (PPV). Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o mês de maio foi o primeiro que apresentou uma redução nas mortes violentas no ano. Até o momento, foram registrados 14% a menos de assassinatos (180 mortes) em relação a maio do ano passado (209 homicídios). No entanto, comparado aos primeiros cinco meses de 2014, o índice ainda é 11% maior. O assunto foi tratado na tarde desta quarta (20) no programa Cidade Viva, transmitido pelo Portal NE10.

“Nós começamos o Pacto com um estudo, com discussão com a sociedade e consultoria com a sociedade, isso em 2007. Então, nada obsta que no futuro a gente volte a fazer isso. Acho que toda colaboração é bem vinda”, afirmou Alessandro Carvalho após o programa. No entanto, não há data prevista para o início da consultoria. “Isso é uma decisão que ainda será tomada”, acrescentou.

Assista ao programa:

Carvalho informou que as reuniões de monitoramento do Pacto pela Vida ocorrem semanalmente. Negou, ainda, que o Pacto esteja passando por um momento crítico, quando questionado se o programa estaria no divã. “Não uso o termo divã. Não tem problema psicológico algum. As reavaliações são permanentes. Nós estamos abertos ao diálogo. Segurança se faz com a ajuda de todos”, declarou.

O programa de segurança lançado em maio de 2007 pelo ex-governador Eduardo Campos apresenta, há um ano, um crescimento no número de homicídios. Desde maio de 2014, quando Eduardo passou o governo para João Lyra (PSB) para concorrer à presidência da República, os números começaram a subir. Os homicídios em 2014 fecharam 9,5% a mais que em 2013.

O secretário também citou outro número alarmante: o número de roubos subiu mais de 20% desde o início do ano no Estado. Para Carvalho, o fato está ligado ao tráfico e uso de drogas, principalmente o crack. “Muitos casos de furto e roubo que decorrente de uso de drogas por pessoas que não têm como pagar”, explicou.

A pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco e especialista em segurança pública, Ronidalva Melo, cobrou mais participação da sociedade na elaboração de políticas públicas de segurança. “A sociedade deve ser convocada para colaborar com a segurança, isso precisa ser entendida como uma tarefa dela. O cidadão precisa ser capacitado para fazer a própria segurança e avaliar a política de Estado. A criatividade que a sociedade pode trazer ao projeto deve ser considerada”, disse a pesquisadora. A Conferência Estadual de Segurança, que é o espaço para a sociedade debater o tema, não tem data prevista para acontecer, informou Alessandro Carvalho.

O secretário citou, ainda, a necessidade das prefeituras colaborarem com a segurança e bem-estar da população, com a construção de escolas e creches. Aproveitou o momento para alfinetar o governo federal, falando da redução dos repasses. Carvalho disse que não recebe o apoio devido dos prefeitos, mas que isso não seria culpa deles, unicamente. “Não é por má vontade dos prefeitos, mas eles não contam com certeza de recursos da união, recebem repasses cada vez menores. Hoje, os pais saem para trabalhar e muitas vezes os filhos ficam com os vizinhos, que não tem como cuidar nem dos seus filhos. O que vemos hoje são prefeituras quebradas”, explicou.

Carvalho disse, ainda, que a redução na arrecadação do Estado tenha afetado o Pacto. “Não há prejuízo algum para o Pacto pela Vida com essa baixa de arrecadação”, disse, acrescentando que isso não afetou o pagamento dos bônus por produtividade aos policiais. O secretário defendeu, ainda, uma mudança no Código Penal para classificar os criminosos sem precedentes. “Muitas vezes, prendemos uma mesma pessoa cinco, seis vezes. Mas como o primeiro crime ainda não foi julgado, ele tem vantagens”, explicou. O secretário também falou da necessidade de regulamentar as motos de 50 cilindradas, as chamadas cinquentinhas, muito usadas por bandidos na prática de assaltos, pois não têm placa.

TAGS
consultoria REAVALIAÇÃO cidade viva segurança pública Pacto pela Vida
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory