Bolsonaro é o 2º parlamentar mais influente da internet, diz pesquisa

Humberto Costa, senador pernambucano, é o quinto mais influente
JC Online
Publicado em 29/07/2017 às 13:34
Humberto Costa, senador pernambucano, é o quinto mais influente Foto: Foto: Agência Brasil


Um estudo do Instituto FSB Pesquisa aponta a atuação de deputados e senadores nas redes sociais. Jair Bolsonaro, um dos parlamentares mais atuantes, ficou em 2º lugar, atrás apenas de Lindbergh Farias (PT-SP). Esse resultado reforça a forte polarização entre esquerda e direita nas redes.

Os Bolsonaros, pai e filho, e mais cinco parlamentares do PT estão entre os dez mais atuantes na internet. Lindbergh Farias (PT-RJ) conseguiu o índice de 51,3, seguido por Jair que ficou com 50,5. Em terceiro lugar vem a senadora Gleisi Hoffmann (PR-RS). Humberto Costa, senador pernambucano, aparece na 5ª posição.

A pesquisa levou em consideração alcance, presença e influência. O instituto analisou dados de 85.202 publicações em contas oficiais de 559 parlamentares no Facebook e Twitter entre 2 de fevereiro e 17 de julho deste ano.

Com as informações, o levantamento criou o índice de influência dos políticos na internet. Entre os critérios analisados estão postagens, número de seguidores, alcance das publicações, comentários, compartilhamentos e curtidas.

O estudo, divulgado pela Folha de São Paulo, ainda aponta uma pouca atuação do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), que foi só o 451º parlamentar mais influente. Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, ficou na 71ª posição.

No ranking de partidos, os cinco primeiros parlamentares são do PT,PSC, Podemos, PSol e PC do B. O PSDB aparece na 15ª posição e o PMDB, do presidente Michel Temer, na 10ª posição.

TAGS
Bolsonaro Lindbergh Lindbergh Farias Gleisi Hoffmann humberto costa
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory